Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12643
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Concepção de graduandos de enfermagem sobre a prática de educação em saúde em primeiros socorros
Título en inglés: Conception of undergraduate nursing students on the practice of health education on first aid
Autor : Oliveira, Marília Rosa de
Leonel, Ana Rita Arrigo
Montezeli, Juliana Helena
Gastaldi, Andréia Bendine
Martins, Eleine Aparecida Penha
Caveião, Cristiano
Palabras clave : Enfermagem;Educação em Saúde;Primeiros Socorros
Fecha de publicación : mar-2015
Editorial : Rev Rene
Citación : OLIVEIRA, M. R. et al. Concepção de graduandos de enfermagem sobre a prática de educação em saúde em primeiros socorros. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 150-8, mar./abr. 2015.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: apresentar a concepção de graduandos de enfermagem participantes de um projeto integrado acerca da educação em saúde sobre primeiros socorros. Métodos: pesquisa qualitativa desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina com cinco acadêmicos do último ano da graduação em enfermagem, participantes do projeto “Enfermagem nas urgências e emergências clínicas e cirúrgicas”. Utilizou-se entrevista semiestruturada com Análise de Conteúdo. Resultados: emergiram as categorias: A educação em saúde como elemento facilitador para o aprendizado do acadêmico; A educação em saúde sobre primeiros socorros como elemento facilitador na construção da competência de educador no futuro enfermeiro; Sentimentos vivenciados pelos acadêmicos ao desenvolverem educação em saúde sobre primeiros socorros. Conclusão: a participação na educação em saúde proporciona sedimentação da competência educadora do enfermeiro, apregoada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Abstract: Objective: to present the conception of undergraduate nursing students participating in an integrated project on health education on first aid. Methods: qualitative research conducted at the Universidade Estadual de Londrina with five senior nursing students, participating in the project “Nursing in clinical and surgical urgent and emergency care.” We applied semistructured interviews with content analysis. Results: the following categories emerged: Health education as a facilitator for academic learning; Health education on first aid as a facilitator in the construction of teacher competence in future nurses; Feelings experienced by students when performing health education on first aid. Conclusion: participating in health education enables the consolidation of the teacher competence of nurses advocated by the National Curriculum Guidelines.
Resumen en español: Objetivo: presentar la concepción de estudiantes de enfermería que participan de un proyecto integrado de educación en salud sobre primeros auxilios. Métodos: investigación cualitativa, desarrollada en la Universidad Estatal de Londrina, Brasil, con cinco estudiantes del último año de enfermería de pregrado, participantes del proyecto “Enfermería en urgencias y emergencias médicas y quirúrgicas”. Se utilizó entrevista semiestructurada con Análisis de Contenido. Resultados: emergieron las categorías: Educación en salud como facilitador para aprendizaje del estudiante; Educación en salud sobre primeros auxilios como facilitador en la construcción de la competencia de educador del futuro enfermero; Sentimientos experimentados por estudiantes para desarrollar la educación en salud sobre primeros auxilios. Conclusión: la participación en la educación en salud ofrece sedimentación de la competencia educadora del enfermero, proclamada por las Directrices Curriculares Nacionales.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12643
ISSN : 2175-6783 On line
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_mroliveira.pdf211 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.