Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12625
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações |
Authors: | Prata, Bruno de Athayde Dias, Teresa Galvão Sousa, Jorge Pinho de |
Keywords: | Logística;Transporte urbano - Planejamento;Modelos matemáticos |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citation: | PRATA, B. A. ; DIAS, T. G. ; SOUSA, J. P. Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 25., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPET, 2011 p. 973-984. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A programação integrada de veículos e motoristas em transportes públicos de passageiros é um problema difícil de Otimização Combinatória, objeto de investigação continuada ao longo dos últimos anos. Diversos trabalhos têm mostrado que abordagens exatas de resolução para este problema não são úteis na prática, devido ao elevado custo computacional envolvido. Este artigo apresenta novos modelos para o problema de programação integrada de veículos e tripulantes, baseado no Problema de Máxima Cobertura. São também propostas técnicas metaheurísticas para o problema. Experimentos computacionais são apresentados e discutidos. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de, com o uso da abordagem proposta, se obter ganhos significativos em termos de custos de operação. |
Abstract: | The integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard and widely studied Combinatorial Optimization problem. Several studies have shown that exact approaches for this problem are not useful in practical situations due to the high computational costs involved. This paper describes new mathematical integrated models for vehicle and crew scheduling. These models are based on the Maximum Covering Problem formulation. In addition, metaheuristics are proposed for the problem. Computational results with real vehicle and crew scheduling problem instances are presented and discussed. These results indicate that the proposed approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12625 |
Appears in Collections: | GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_baprata.pdf | 232,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.