Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrata, Bruno de Athayde-
dc.contributor.authorDias, Teresa Galvão-
dc.contributor.authorSousa, Jorge Pinho de-
dc.date.accessioned2015-06-05T14:22:43Z-
dc.date.available2015-06-05T14:22:43Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPRATA, B. A. ; DIAS, T. G. ; SOUSA, J. P. Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 25., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPET, 2011 p. 973-984.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12625-
dc.description.abstractThe integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard and widely studied Combinatorial Optimization problem. Several studies have shown that exact approaches for this problem are not useful in practical situations due to the high computational costs involved. This paper describes new mathematical integrated models for vehicle and crew scheduling. These models are based on the Maximum Covering Problem formulation. In addition, metaheuristics are proposed for the problem. Computational results with real vehicle and crew scheduling problem instances are presented and discussed. These results indicate that the proposed approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Planejamentopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.titleNovos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulaçõespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA programação integrada de veículos e motoristas em transportes públicos de passageiros é um problema difícil de Otimização Combinatória, objeto de investigação continuada ao longo dos últimos anos. Diversos trabalhos têm mostrado que abordagens exatas de resolução para este problema não são úteis na prática, devido ao elevado custo computacional envolvido. Este artigo apresenta novos modelos para o problema de programação integrada de veículos e tripulantes, baseado no Problema de Máxima Cobertura. São também propostas técnicas metaheurísticas para o problema. Experimentos computacionais são apresentados e discutidos. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de, com o uso da abordagem proposta, se obter ganhos significativos em termos de custos de operação.pt_BR
Aparece nas coleções:GESLOG - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_baprata.pdf232,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.