Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12087
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Serviços de extensão como forma de Educação Continuada |
Authors: | Sousa, Marcondes Rosa de Sá, Maria Ivoni Pereira de |
Keywords: | Serviços de extensão;Atividades de ensino e pesquisa;Educação continuada;Modalidades de extensão |
Issue Date: | 1984 |
Publisher: | Revista Educação e Debate |
Citation: | SOUSA, Marcondes Rosa de. SÁ, Maria Ivoni Pereira de. Serviços de extensão como forma de Educação Continuada. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 61-67, 1983/1984. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A instituição universitária nasceu para preservar, desenvolver e difundir o Saber. Na realização desse objetivo, porém, nem sempre tem ela assumido um discurso unívoco. Pelo menos duas ordens de ideias, antitéticas, têm marcado sua ação através dos séculos e nos diferentes países: a) uma postura liberal (idealista), que a concebe como uma entidade voltada para a busca e a transmissão do Saber, sem restrições e compromissos; b) uma outra, de natureza funcional, pela qual a universidade, ao invés, encara-se como uma instituição a guardar fortes laços de compromisso com a sociedade que a instituiu e mantém. De acordo com uma ou outra concepções, a universidade teria seus espaços de atuação reduzidos ou ampliados. Assim, sob a ótica liberal e idealista, a ação universitária estaria restrita, quase, à pesquisa e ao ensino, pouco se podendo falar de extensão; em contrapartida, à luz de um modelo universitário de cunho funcionalista, a atividade de extensão se revelaria, lastreando e permeando as próprias atividades de ensino e pesquisa acadêmicas... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12087 |
ISSN: | 0102-1117 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1984_art_mrsousamipsa.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.