Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Marcondes Rosa de | - |
dc.contributor.author | Sá, Maria Ivoni Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-15T10:34:30Z | - |
dc.date.available | 2015-05-15T10:34:30Z | - |
dc.date.issued | 1984 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Marcondes Rosa de. SÁ, Maria Ivoni Pereira de. Serviços de extensão como forma de Educação Continuada. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 61-67, 1983/1984. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12087 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação e Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Serviços de extensão | pt_BR |
dc.subject | Atividades de ensino e pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Modalidades de extensão | pt_BR |
dc.title | Serviços de extensão como forma de Educação Continuada | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A instituição universitária nasceu para preservar, desenvolver e difundir o Saber. Na realização desse objetivo, porém, nem sempre tem ela assumido um discurso unívoco. Pelo menos duas ordens de ideias, antitéticas, têm marcado sua ação através dos séculos e nos diferentes países: a) uma postura liberal (idealista), que a concebe como uma entidade voltada para a busca e a transmissão do Saber, sem restrições e compromissos; b) uma outra, de natureza funcional, pela qual a universidade, ao invés, encara-se como uma instituição a guardar fortes laços de compromisso com a sociedade que a instituiu e mantém. De acordo com uma ou outra concepções, a universidade teria seus espaços de atuação reduzidos ou ampliados. Assim, sob a ótica liberal e idealista, a ação universitária estaria restrita, quase, à pesquisa e ao ensino, pouco se podendo falar de extensão; em contrapartida, à luz de um modelo universitário de cunho funcionalista, a atividade de extensão se revelaria, lastreando e permeando as próprias atividades de ensino e pesquisa acadêmicas... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1984_art_mrsousamipsa.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.