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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11974
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Brinquedos educativos e suas aplicações |
Autor : | Oliveira, Glaucenete Barros de |
Palabras clave : | Brinquedos educativos;Aprendizagem;Comportamento da criança;Processo ensino-aprendizazem;Desenvolvimento psicomotor |
Fecha de publicación : | 1983 |
Editorial : | Revista Educação e Debate |
Citación : | OLIVEIRA, Glaucenete Barros de. Brinquedos educativos e suas aplicações. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 91-98, 1982/1983. |
Resumen en portugués brasileño: | Os brinquedos educativos foram criados com a finalidade, de estimular, de forma adequada, o desenvolvimento cognitivo da criança atendendo a sua necessidade de recreação. O ser humano é ativo, ele nasce com mecanismos reflexos que vão sendo coordenados permitindo a ação intencional da criança. A aprendizagem vai se processando a medida que o sujeito constrói esquemas, assimila-os, modifica-os e realiza novas descobertas. Inicialmente a criança descobre o próprio corpo, em seguida começa a discriminar os objetos que a circulam e a querer manipulá-los construindo esquemas de ação que vão sendo internalizados. Desta forma podemos admitir que a inteligência está ligada à ação. É de acordo com esta concepção piagetiana que a Lei 5.692/71 sugere que o ensino Pré-escolar e de 1º Grau deve ser, por atividades, um ensino concreto. O brinquedo educativo é, por conseguinte, fundamentalmente importante porque desperta a curiosidade da criança favorecendo constantes descobertas... |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11974 |
ISSN : | 0102-1117 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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