Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11974
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Brinquedos educativos e suas aplicações
Autor(es): Oliveira, Glaucenete Barros de
Palavras-chave: Brinquedos educativos;Aprendizagem;Comportamento da criança;Processo ensino-aprendizazem;Desenvolvimento psicomotor
Data do documento: 1983
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: OLIVEIRA, Glaucenete Barros de. Brinquedos educativos e suas aplicações. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 91-98, 1982/1983.
Resumo: Os brinquedos educativos foram criados com a finalidade, de estimular, de forma adequada, o desenvolvimento cognitivo da criança atendendo a sua necessidade de recreação. O ser humano é ativo, ele nasce com mecanismos reflexos que vão sendo coordenados permitindo a ação intencional da criança. A aprendizagem vai se processando a medida que o sujeito constrói esquemas, assimila-os, modifica-os e realiza novas descobertas. Inicialmente a criança descobre o próprio corpo, em seguida começa a discriminar os objetos que a circulam e a querer manipulá-los construindo esquemas de ação que vão sendo internalizados. Desta forma podemos admitir que a inteligência está ligada à ação. É de acordo com esta concepção piagetiana que a Lei 5.692/71 sugere que o ensino Pré-escolar e de 1º Grau deve ser, por atividades, um ensino concreto. O brinquedo educativo é, por conseguinte, fundamentalmente importante porque desperta a curiosidade da criança favorecendo constantes descobertas...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11974
ISSN: 0102-1117
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983_art_gboliveira.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.