Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11865
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | 1º Ciclo - signo do conflito entre a concepção liberal e a funcional de currículo na UFC |
Authors: | Sousa, Marcondes Rosa de |
Keywords: | Periódicos acadêmicos - Ceará;Currículos - Avaliação;Curso de Graduação - Currículos - Avaliação;Reforma de Ensino;Reforma do Ensino Superior |
Issue Date: | 1982 |
Publisher: | Revista Educação e Debate |
Citation: | SOUSA, Marcondes Rosa de. 1º Ciclo - signo do conflito entre a concepção liberal e a funcional de currículo na UFC. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 64-74, 1982. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Toda a história do 1º Ciclo na Universidade Federal do Ceará está marcada por transformações bruscas, em meio a um constante e cálido clima de questionamento. Transformações formais, a maior parte delas; substantivas, algumas poucas. Questionamento, por vezes, em tom exacerbadamente emotivo. Em sua evolução histórica, com efeito, o 1º Ciclo, na Universidade Federal do Ceará, foi-se plasmando uma figura de identidade contraditória, fruto das ideias tanto de quantos o defendiam como postura nova de formação profissional superior, quanto dos que apenas o toleravam como imposição da lei "1º Ciclo" ou "ciclo básico", na UFC, portanto, não é entidade de interpretação unívoca. Em cada ponto de sua diacronia, guarda feições diversas. E, ainda, cada feição a mostrar-se em dupla face: - uma teórica e outra prática, nem sempre em consonância. Preferível, portanto, partirmos da afirmação de que se trata de uma "ideia em permanente construção"... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11865 |
ISSN: | 0102-1117 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1982_art_mrsousa.pdf | 4,95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.