Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11520
Type: Artigo de Periódico
Title: Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria
Title in English: New possibilities for the teaching of nursing in mental health: an experience in monitoring Nuevas posibilidades para la enseñanza de enfermería en salud mental: una experiencia de monitoreo
Authors: Freiras, Karina Faine da Silva
Oliveira, Marília de Fátima Vieira de
Lopes, Márcia Maria Bragança
Garcia, Telma Eliane
Santos, Milena Silva dos
Dias, Geyse Aline Rodrigues
Keywords: Enfermagem;Ensino;Saúde Mental
Issue Date: Sep-2014
Publisher: Rev Rene
Citation: FREITAS, K. F. S. et al. Novas possibilidades para o ensino de enfermagem em saúde mental: uma experiência de monitoria. Rev Rene, Fortaleza, v. 15, n.5, p. 898-903, set./out. 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: Objetivou-se refletir sobre as possibilidades de aplicação de novas estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Relato de experiência realizado a partir de um projeto de monitoria da atividade curricular de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. A proposta metodológica foi desenvolvida por meio da introdução do aluno/monitor nos conteúdos de aprendizagem teórico-práticos desempenhados por meio de Metodologias Ativas em três semestres acadêmicos entre 2010 e 2011, na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, Brasil. O monitor realizou atividades de apoio docente, como o “Ciclo de Estudos Aprender Fazendo”. Revelou-se como fator de fortalecimento para a nova proposta pedagógica do curso e mostrou que a experiência de monitoria se apresenta como nova possibilidade de ensino em saúde mental, a partir da introdução de diferentes maneiras de abordar a temática em aulas.
Abstract: This study aimed at reflecting on the possibilities of applying new methodological strategies in the teaching and learning in nursing. The study is a report of an experiment conducted from a monitoring project of a syllabus activity of nursing in mental and psychiatry health. The methodology was developed by introducing the student/monitor in the contents of theoretical practical learning that were performed by means of Active Methodologies in three academic semesters in 2010 and 2011, in the Nursing School of the Universade Federal do Pará, Brazil. The monitor performed activities to support professors as the ‘Ciclo de Estudos Aprender Fazendo’ (Cycle of Studies Learning Experiencing). It was revealed as a strengthening factor the new pedagogical proposal of the course and shown that the monitoring experience is presented as a new possibility of teaching in mental health from the introduction of different ways to approach the topic in class.
Abstract in Spanish: El objetivo fue reflexionar acerca de las posibilidades de aplicación de nuevas estrategias metodológicas en el proceso de enseñanza y aprendizaje en enfermería. Relato de experiencia llevado a cabo a partir de proyecto de monitoreo de actividad curricular de enfermería en salud mental y psiquiatría. La metodología fue desarrollada por la introducción del alumno/monitor en los contenidos de aprendizajes teóricos y prácticos desarrollados por medio de Metodologías Activas en tres semestres académicos entre 2010 y 2011, en la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal del Pará, Brasil. El monitor realizó actividades de apoyo docente, como el “Ciclo de Estudios Aprender Haciendo”. Esto se reveló como factor de fortalecimiento a la nueva propuesta pedagógica del curso y señaló que la de monitoreo se presenta como nueva posibilidad de enseñanza en salud mental, desde la introducción de diferentes maneras de abordar el tema en clases.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11520
ISSN: 2175-6783 Online
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_kfsfreitas.pdf183,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.