Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11291| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título : | A pesquisa em educação (notas para debate) |
| Autor : | Barreto, José Anchieta Esmeraldo |
| Palabras clave : | Pesquisa educacional;Periódicos;Trabalho científico;Aspectos metodológicos da pesquisa |
| Fecha de publicación : | 1978 |
| Editorial : | Revista Educação e Debate |
| Citación : | BARRETO, J. A. E. (1978) |
| Resumen en portugués brasileño: | Recentemente Ward et alii (1975) publicaram o resultado de uma avaliação da pesquisa educacional nos EEUU. O estudo foi uma réplica a análise semelhante levada a efeito anteriormente (AERA, 1967) e consistiu numa crítica em profundidade das pesquisas realizadas em educação e publicadas em periódicos de respeitabilidade científica reconhecida, no ano de 1971. A conclusão de ambos os estudos foi a mesma: a maioria das pesquisas publicadas é de medíocre qualidade. Alguns resultados da análise de Ward merecem ser lembrados. De uma amostra composta de 114 artigos publicados apenas 9 (8%) foram aceitos como estavam; 35 (31%) artigos requeriam pequenas modificações; 39 (34%) necessitavam de profundas revisões e 31 (27%) foram simplesmente rejeitados pelo painel de juízes. A conclusão, embora possa parecer surpreendente, é óbvia: mais da metade (61%) dos artigos publicados não atende aos requisitos mínimos de um trabalho científico... |
| Descripción : | BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. A pesquisa em educação (notas para debate). Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 52-58, 1978. |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11291 |
| ISSN : | 0102-1117 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 1978_art_jaebarreto.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.