Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11291
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A pesquisa em educação (notas para debate) |
Autor(es): | Barreto, José Anchieta Esmeraldo |
Palavras-chave: | Pesquisa educacional;Periódicos;Trabalho científico;Aspectos metodológicos da pesquisa |
Data do documento: | 1978 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação e Debate |
Citação: | BARRETO, J. A. E. (1978) |
Resumo: | Recentemente Ward et alii (1975) publicaram o resultado de uma avaliação da pesquisa educacional nos EEUU. O estudo foi uma réplica a análise semelhante levada a efeito anteriormente (AERA, 1967) e consistiu numa crítica em profundidade das pesquisas realizadas em educação e publicadas em periódicos de respeitabilidade científica reconhecida, no ano de 1971. A conclusão de ambos os estudos foi a mesma: a maioria das pesquisas publicadas é de medíocre qualidade. Alguns resultados da análise de Ward merecem ser lembrados. De uma amostra composta de 114 artigos publicados apenas 9 (8%) foram aceitos como estavam; 35 (31%) artigos requeriam pequenas modificações; 39 (34%) necessitavam de profundas revisões e 31 (27%) foram simplesmente rejeitados pelo painel de juízes. A conclusão, embora possa parecer surpreendente, é óbvia: mais da metade (61%) dos artigos publicados não atende aos requisitos mínimos de um trabalho científico... |
Descrição: | BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. A pesquisa em educação (notas para debate). Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 52-58, 1978. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11291 |
ISSN: | 0102-1117 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1978_art_jaebarreto.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.