Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11288
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As mudanças educacionais e a liderança administrativa na escola |
Autor(es): | Goes, Assis Mendes |
Palavras-chave: | Administrador escolar;Mudanças educacionais;Liderança administrativa na escola;Líder educacional |
Data do documento: | 1978 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação e Debate |
Citação: | GOES, Assis Mendes. As mudanças educacionais e a liderança administrativa na escola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n.1, p. 3-13, 1978. |
Resumo: | É importante ressaltar, observando a interação escola-comunidade, a necessidade que a escola tem de inovar ou mudar seus objetivos e atividades para poder ser útil à comunidade em que se insere. Isso implica em mudanças no currículo, na estrutura organizacional e nos serviços prestados. Os administradores escolares sempre encontram resistências aos seus planos inovadores. Tais resistências se apresentam mais acentuadas quando as mudanças propostas entram em conflito com os interesses e status de indivíduos e grupos. Como líderes condutores de um processo de mudanças, os administradores devem cuidar para se não deixar dominar pela pusilanimidade dentro da escola. Para não perderem a liderança do grupo só lhes resta assumir o comando de implantação das reformas necessárias. Isso é urgente, pois, na maioria das vezes, as mudanças são inevitáveis. Elas virão com o seu beneplácito ou à sua revelia... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11288 |
ISSN: | 0102-1117 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1978_art_amgoes.pdf | 5,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.