Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10882
Type: Artigo de Periódico
Title: Classes subalternas: um enfoque psicossocial
Authors: Ieno Neto, Genaro
Keywords: Enfoque psicossocial;Classe subalterna;Cultura dominante;Cultura popular
Issue Date: 1987
Publisher: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citation: IENO NETO, Genaro. Classes subalternas: um enfoque psicossocial. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n.1, 1987, p. 29-35.
Abstract in Brazilian Portuguese: O título proposto para este debate (Classes Subalternas: um enfoque psicossocial) define não só a abordagem que se espera dele, como também delimita o campo de discussão sobre o tema. Ou seja, ao se definir dessa forma a temática de discussão não se está priorizando os determinantes econômicos, portanto de ordem infraestrutura I, na análise do conceito de classes sociais. Por isso, vale salientar que essa decisão pode, eventualmente, correr o risco de produzir equívocos na chamada "abordagem psicossocial", isto por dois motivos básicos: a) na área das ciências sociais, o estudo dos determinantes econômicos das classes sociais é bastante polêmico, existindo várias tendências teóricas, que, por sua vez, produzem análises diferentes sobre a dinâmica da vida em sociedade e em consequência, propostas de estratégias de intervenção na real idade social também diferentes. Essa polêmica indica a complexidade do tema; b) ignorar essa polêmica e essa complexidade e fazer uma análise parcial sobre um aspecto isolado do fenômeno que se pretende estudar pode produzir uma compreensão equivocada, que, por sua vez, pode gerar práticas de intervenção social infrutíferas se se pensa em termos de mudança social...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10882
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1987_art_gineto.pdf3,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.