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dc.contributor.authorIeno Neto, Genaro-
dc.date.accessioned2015-03-06T17:10:08Z-
dc.date.available2015-03-06T17:10:08Z-
dc.date.issued1987-
dc.identifier.citationIENO NETO, Genaro. Classes subalternas: um enfoque psicossocial. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n.1, 1987, p. 29-35.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10882-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistapsicologia.ufc.brpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfoque psicossocialpt_BR
dc.subjectClasse subalternapt_BR
dc.subjectCultura dominantept_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.titleClasses subalternas: um enfoque psicossocialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO título proposto para este debate (Classes Subalternas: um enfoque psicossocial) define não só a abordagem que se espera dele, como também delimita o campo de discussão sobre o tema. Ou seja, ao se definir dessa forma a temática de discussão não se está priorizando os determinantes econômicos, portanto de ordem infraestrutura I, na análise do conceito de classes sociais. Por isso, vale salientar que essa decisão pode, eventualmente, correr o risco de produzir equívocos na chamada "abordagem psicossocial", isto por dois motivos básicos: a) na área das ciências sociais, o estudo dos determinantes econômicos das classes sociais é bastante polêmico, existindo várias tendências teóricas, que, por sua vez, produzem análises diferentes sobre a dinâmica da vida em sociedade e em consequência, propostas de estratégias de intervenção na real idade social também diferentes. Essa polêmica indica a complexidade do tema; b) ignorar essa polêmica e essa complexidade e fazer uma análise parcial sobre um aspecto isolado do fenômeno que se pretende estudar pode produzir uma compreensão equivocada, que, por sua vez, pode gerar práticas de intervenção social infrutíferas se se pensa em termos de mudança social...pt_BR
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