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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10882
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ieno Neto, Genaro | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T17:10:08Z | - |
dc.date.available | 2015-03-06T17:10:08Z | - |
dc.date.issued | 1987 | - |
dc.identifier.citation | IENO NETO, Genaro. Classes subalternas: um enfoque psicossocial. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 5, n.1, 1987, p. 29-35. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-1740 (online) | - |
dc.identifier.issn | 0102-1222 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10882 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.revistapsicologia.ufc.br | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Enfoque psicossocial | pt_BR |
dc.subject | Classe subalterna | pt_BR |
dc.subject | Cultura dominante | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.title | Classes subalternas: um enfoque psicossocial | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O título proposto para este debate (Classes Subalternas: um enfoque psicossocial) define não só a abordagem que se espera dele, como também delimita o campo de discussão sobre o tema. Ou seja, ao se definir dessa forma a temática de discussão não se está priorizando os determinantes econômicos, portanto de ordem infraestrutura I, na análise do conceito de classes sociais. Por isso, vale salientar que essa decisão pode, eventualmente, correr o risco de produzir equívocos na chamada "abordagem psicossocial", isto por dois motivos básicos: a) na área das ciências sociais, o estudo dos determinantes econômicos das classes sociais é bastante polêmico, existindo várias tendências teóricas, que, por sua vez, produzem análises diferentes sobre a dinâmica da vida em sociedade e em consequência, propostas de estratégias de intervenção na real idade social também diferentes. Essa polêmica indica a complexidade do tema; b) ignorar essa polêmica e essa complexidade e fazer uma análise parcial sobre um aspecto isolado do fenômeno que se pretende estudar pode produzir uma compreensão equivocada, que, por sua vez, pode gerar práticas de intervenção social infrutíferas se se pensa em termos de mudança social... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
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