Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10760
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Consciência e vivência |
Autor : | Góis, Cezar Wagner de Lima |
Palabras clave : | Consciência;Vivência;Vivência da corporeidade;Experiência corporal |
Fecha de publicación : | 1985 |
Editorial : | http://www.revistapsicologia.ufc.br |
Citación : | GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Consciência e vivência. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 3, n.2, 1985, p. 25-26. |
Resumen en portugués brasileño: | Quando tomamos consciência de algo, imediatamente nos diferenciamos dele. Por isso, quando tomamos consciência de algo em nós, simultaneamente nos tornamos objeto de nós mesmos; perdemos a nossa corporeidade, mas somos capazes de realizar o caminho de volta. A elaboração do real pelo ato reflexivo afastado das dimensões pré-reflexivas, deforma a existência em si mesma, cuja essência está nas sensações do real. Por conseguinte, o ser se separa do real, ressurge como ideia ou espírito e fica impossibilitado de realizar o caminho de volta à sua natureza animal. Ao subordinar a vivência à consciência (dissociando a reflexão da pré-reflexão), estamos reforçando a patologia, básica de nossa civilização, a que nega o corpo e glorifica o espírito. O sagrado e o profano como existência una são dualizados, sendo reprimida a naturalidade corpórea e a espontaneidade animal. Dividimos o ser e rompemos com a sua essência. Bloqueamos as expressões de nossos instintos e fabricamos um ser moral e ideal... |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10760 |
ISSN : | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1985_art_cwlgois.pdf | 735,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.