Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10470
Tipo: Dissertação
Título: Trabalho docente: condições de trabalho, carreira e salário do magistério da Rede Pública Estadual do Ceará
Título em inglês: Teaching: working conditions, career and salary of the teaching of the State of Ceará Public Network
Autor(es): Figueiredo, Ana Hérica Brasil
Orientador: Sales, Francisco José Lima
Palavras-chave: Education and work;School management;Professores – Ceará – Atitudes;Emprego precário – Ceará;Trabalho – Aspectos sociais – Ceará
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: FIGUEIREDO, Ana Hérica Brasil. Trabalho docente: condições de trabalho, carreira e salário do magistério da Rede Pública Estadual do Ceará. 2014. 92f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Resumo: A pesquisa dirige seu foco de análise para o trabalho docente na rede pública estadual do Ceará a partir da análise das condições de trabalho, carreira e salário dos professores das escolas públicas estaduais do Ceará, tendo como referência documentos, leis e revisão bibliográfica que demonstram um contexto de reestruturação do trabalho pedagógico e precarização do trabalho docente. O objetivo geral foi compreender as transformações do trabalho docente no âmbito da “reforma” do Estado e a política pública estadual do ensino básico no Ceará analisando os documentos oficiais como a Lei do Piso, o Estatuto do Magistério e o Plano de Carreira. O percurso metodológico foi realizado mediante a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Verificou-se que as transformações no mundo do trabalho repercutem no trabalho docente, tornando-o precário. Isso tem relação com as crises do capitalismo global, com as mudanças estruturais da educação e com as estratégias realizadas pelos governos neoliberais. A flexibilização dos regimes e contratos de trabalho se impôs nas escolas públicas. É crescente o processo de contração de professores temporários. Tais mudanças trazidas pelas reformas educacionais mais recentes têm resultado em intensificação do trabalho docente, ampliação do seu raio de ação e, consequentemente, em maiores desgastes e insatisfação por parte desses trabalhadores.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10470
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_ahbfigueiredo.pdf847,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.