Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10470
Type: | Dissertação |
Title: | Trabalho docente: condições de trabalho, carreira e salário do magistério da Rede Pública Estadual do Ceará |
Title in English: | Teaching: working conditions, career and salary of the teaching of the State of Ceará Public Network |
Authors: | Figueiredo, Ana Hérica Brasil |
Advisor: | Sales, Francisco José Lima |
Keywords: | Education and work;School management;Professores – Ceará – Atitudes;Emprego precário – Ceará;Trabalho – Aspectos sociais – Ceará |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | www.teses.ufc.br |
Citation: | FIGUEIREDO, Ana Hérica Brasil. Trabalho docente: condições de trabalho, carreira e salário do magistério da Rede Pública Estadual do Ceará. 2014. 92f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa dirige seu foco de análise para o trabalho docente na rede pública estadual do Ceará a partir da análise das condições de trabalho, carreira e salário dos professores das escolas públicas estaduais do Ceará, tendo como referência documentos, leis e revisão bibliográfica que demonstram um contexto de reestruturação do trabalho pedagógico e precarização do trabalho docente. O objetivo geral foi compreender as transformações do trabalho docente no âmbito da “reforma” do Estado e a política pública estadual do ensino básico no Ceará analisando os documentos oficiais como a Lei do Piso, o Estatuto do Magistério e o Plano de Carreira. O percurso metodológico foi realizado mediante a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Verificou-se que as transformações no mundo do trabalho repercutem no trabalho docente, tornando-o precário. Isso tem relação com as crises do capitalismo global, com as mudanças estruturais da educação e com as estratégias realizadas pelos governos neoliberais. A flexibilização dos regimes e contratos de trabalho se impôs nas escolas públicas. É crescente o processo de contração de professores temporários. Tais mudanças trazidas pelas reformas educacionais mais recentes têm resultado em intensificação do trabalho docente, ampliação do seu raio de ação e, consequentemente, em maiores desgastes e insatisfação por parte desses trabalhadores. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10470 |
Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_ahbfigueiredo.pdf | 847,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.