Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10383
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O anarquismo e a ciência
Autor : Zaverucha, Jorge
Palabras clave : Ciência;Anarquismo;Pensamento liberal;Progresso humano
Fecha de publicación : 1985
Editorial : http://www.rcs.ufc.br/edicoes
Citación : ZAVERUCHA, Jorge. O anarquismo e a ciência. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 16/17, n. 1/2, p. 253-262, 1985/1986.
Resumen en portugués brasileño: Muito se tem escrito sobre ciência nos últimos tempos. O homem do final do século XX está sequioso para saber por que várias das conjeturas do século XIX não se concretizaram. Acreditou-se que a ciência, fruto do desenvolvimento da razão, teria amplas chances de harmonizar os indivíduos. Com este desenvolvimento racional, se combateria com mais eficiência a escassez de recursos (leia-se, pobreza) e daí adviriam maiores chances de obtenção de paz e fraternidade. O pensamento liberal, por exemplo, acreditou desde Condorcet até Helvetius na infinita possibilidade do progresso humano - como o anarquismo - e no ideal iluminista de que os males da sociedade podem ser reformados através de princípios racionais. Havia também a crença, lembra Simon Schwartzman, de que a ciência, ao obter resultados tão significantes no desvendamento dos mistérios da natureza, poderia, e por que não, conquistar os segredos das organizações sócio culturais criadas pelo homem...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10383
ISSN : 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1985_art_jzaverucha.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.