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dc.contributor.authorZaverucha, Jorge-
dc.date.accessioned2014-12-23T11:35:25Z-
dc.date.available2014-12-23T11:35:25Z-
dc.date.issued1985-
dc.identifier.citationZAVERUCHA, Jorge. O anarquismo e a ciência. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 16/17, n. 1/2, p. 253-262, 1985/1986.pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10383-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectAnarquismopt_BR
dc.subjectPensamento liberalpt_BR
dc.subjectProgresso humanopt_BR
dc.titleO anarquismo e a ciênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMuito se tem escrito sobre ciência nos últimos tempos. O homem do final do século XX está sequioso para saber por que várias das conjeturas do século XIX não se concretizaram. Acreditou-se que a ciência, fruto do desenvolvimento da razão, teria amplas chances de harmonizar os indivíduos. Com este desenvolvimento racional, se combateria com mais eficiência a escassez de recursos (leia-se, pobreza) e daí adviriam maiores chances de obtenção de paz e fraternidade. O pensamento liberal, por exemplo, acreditou desde Condorcet até Helvetius na infinita possibilidade do progresso humano - como o anarquismo - e no ideal iluminista de que os males da sociedade podem ser reformados através de princípios racionais. Havia também a crença, lembra Simon Schwartzman, de que a ciência, ao obter resultados tão significantes no desvendamento dos mistérios da natureza, poderia, e por que não, conquistar os segredos das organizações sócio culturais criadas pelo homem...pt_BR
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