Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10032
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Comunicação e marketing sindical
Autor : Carleial, Adelita Neto
Palabras clave : Comunicação;Globalização;Movimentos sindicais
Fecha de publicación : 2000
Editorial : www.rcs.ufc.br/edicoes
Citación : CARLEIAL, A. N. (2000)
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho discute a mediação da organização sindical no processo de produção de padrões culturais, pela comunicação e pela publicidade. Estuda o sindicato dos servidores estaduais, o MOVA-SE, no período do "Governo das Mudanças", no Ceará, de 1988 a 1996. O texto analisa a comunicação e o marketing sindical através de recursos audiovisuais, das manifestações e dos gestos que expressam uma linguagem simbólica e expressiva. É no marketing sindical que os sindicalistas expressam seus desejos e sonhos, concretizando, através da linguagem simbólica, suas satisfações, que não são supridas com as ações formais da rotina sindical. Essas formas de contrapor-se à ordem política são maneiras de insubordinação. O uso de praças e ruas cria espaços de poder alternativos e periféricos.
Descripción : CARLEIAL, Adelita Neto. Comunicação e marketing sindical. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.49-59.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10032
ISSN : 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2000_art_acarleial.pdf9,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.