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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarleial, Adelita Neto-
dc.date.accessioned2014-11-28T10:49:34Z-
dc.date.available2014-11-28T10:49:34Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationCARLEIAL, A. N. (2000)pt_BR
dc.identifier.issn0041-8862 (impresso)-
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10032-
dc.descriptionCARLEIAL, Adelita Neto. Comunicação e marketing sindical. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.49-59.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.rcs.ufc.br/edicoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectMovimentos sindicaispt_BR
dc.titleComunicação e marketing sindicalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho discute a mediação da organização sindical no processo de produção de padrões culturais, pela comunicação e pela publicidade. Estuda o sindicato dos servidores estaduais, o MOVA-SE, no período do "Governo das Mudanças", no Ceará, de 1988 a 1996. O texto analisa a comunicação e o marketing sindical através de recursos audiovisuais, das manifestações e dos gestos que expressam uma linguagem simbólica e expressiva. É no marketing sindical que os sindicalistas expressam seus desejos e sonhos, concretizando, através da linguagem simbólica, suas satisfações, que não são supridas com as ações formais da rotina sindical. Essas formas de contrapor-se à ordem política são maneiras de insubordinação. O uso de praças e ruas cria espaços de poder alternativos e periféricos.pt_BR
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