Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10032
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comunicação e marketing sindical
Autor(es): Carleial, Adelita Neto
Palavras-chave: Comunicação;Globalização;Movimentos sindicais
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: CARLEIAL, A. N. (2000)
Resumo: Este trabalho discute a mediação da organização sindical no processo de produção de padrões culturais, pela comunicação e pela publicidade. Estuda o sindicato dos servidores estaduais, o MOVA-SE, no período do "Governo das Mudanças", no Ceará, de 1988 a 1996. O texto analisa a comunicação e o marketing sindical através de recursos audiovisuais, das manifestações e dos gestos que expressam uma linguagem simbólica e expressiva. É no marketing sindical que os sindicalistas expressam seus desejos e sonhos, concretizando, através da linguagem simbólica, suas satisfações, que não são supridas com as ações formais da rotina sindical. Essas formas de contrapor-se à ordem política são maneiras de insubordinação. O uso de praças e ruas cria espaços de poder alternativos e periféricos.
Descrição: CARLEIAL, Adelita Neto. Comunicação e marketing sindical. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.31, n.1, 2000, p.49-59.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/10032
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_acarleial.pdf9,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.