Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9912
Título: O legado de Bourdieu na construção de uma sociologia crítica(1930-2002)
Autor(es): Barreira, Irlys Alencar Firmo
Palavras-chave: Legado de Bourdieu
Clássico contemporâneo
Sociologia clássica
Pesquisas
Data do documento: 2002
Editor: www.rcs.ufc.br/edicoes
Citação: Barreira, I. A. F. (2002)
Resumo: Interpelada por colegas e alunos, sobre quais seriam as contribuições de Bourdieu para o pensamento sociológico contemporâneo, dou-me conta da multiplicidade de respostas possíveis. Sobretudo após a sua morte, o pensamento do autor consolida-se, deixando de ser a "obra em construção". Assemelha-se, desse modo, ao que acontece com os sistemas teóricos relevantes de interpretação da vida social: torna-se alvo permanente de discussão. É notório ressaltar a edição de livros, artigos e revistas, no período imediato que se segue à morte do pensador francês,em vários países, principalmente na Europa. No Brasil, a tradução dos livros de Bourdieu, cada vez mais intensificada, nos últimos anos,contribui para ampliar as já calorosas discussões feitas por seguidores, críticos ou intérpretes. Esse é, de fato, o destino dos grandes sistemas de pensamento: superar o lado contingente de sua criação, transformando o conjunto das publicações em patrimônio...
Descrição: BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. O legado de Bourdieu na construção de uma sociologia crítica(1930-2002). Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.33, n.2, 2002, p.141-144.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9912
ISSN: 0041-8862 (impresso)
2318-4620 (online)
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_iafbarreira.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.