Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83323| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Robótica com Arduino: promoção do letramento científico nas aulas de práticas experimentais com foco na cinemática |
| Título em inglês: | Robotics with Arduino: promoting scientific literacy in experimental practice classes with a focus on kinematics |
| Autor(es): | Costa, Luis Carlos Assis da |
| Orientador: | Freire, Paulo de Tarso Cavalcante |
| Palavras-chave em português: | Ensino de ciências;Aprendizagem significativa;Cinemática;Letramento científico;Robótica |
| Palavras-chave em inglês: | Science education;Meaningful learning;Kinematics;Scientific literacy;Robotics |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | COSTA, Luis Carlos Assis da. Robótica com Arduino: promoção do letramento científico nas aulas de práticas experimentais com foco na cinemática. 2025. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Vários são os assuntos trabalhados em sala de aula que estão correlacionados ao uso da robótica como ferramenta experimental de ensino, dentre eles podemos destacar os conteúdos da unidade temática matéria e energia das ciências do ensino fundamental II. Levando em conta a utilização desse recurso tecnológico e educativo como balizador do processo de ensino e aprendizagem, é apresentado nesse trabalho as descobertas sobre o uso da robótica na promoção do letramento cientifico no ensino de ciências. O cerne da reflexão foi a investigação da prática vivenciada pelos estudantes, durante e após o desenvolvimento de miniprojetos de robótica na qual os conteúdos da unidade temática matéria e energia com foco na cinemática foram apresentados de maneira não convencional. O trabalho se definiu como uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo com atividades de estudo de caso, tendo com coleta de dados a observação dos alunos em uma escola de tempo integral do Munícipio de Fortaleza. No total foram 20 alunos que participaram do trabalho, 10 meninos e 10 meninas com idades entre 12 a 14 anos. Foi constatado pela coleta de dados através da observação e questionário com escala likert, que o trabalho trouxe resultados expressivos que possibilitou um aumento significativo da expertise dos participantes envolvidos nas resoluções dos problemas propostos pelas atividades. Portanto, acreditamos também que o uso de outras estratégias fora do uso convencional aperfeiçoou de forma consistente o letramento cientifico. |
| Abstract: | There are many subjects worked on in the classroom that are correlated with the use of robotics as a teaching tool, among which we can highlight the contents of the thematic unit on matter and energy in elementary school science. Taking into account the use of this technological and educational resource as a beacon for the teaching and learning process, this paper presents the findings on the use of robotics to improve scientific literacy in science teaching. The core of the reflection investigated was the practice experienced by the students, during and after the development of mini robotics projects in which the contents of the thematic unit matter and energy were presented in an unconventional way. The work is defined as a qualitative study with case study activities, with data collected by observing the students in a full-time school in the city of Fortaleza. A total of 20 students took part, 10 boys and 10 girls aged between 12 and 14. Data collection using a questionnaire with a likert scale showed that the work was very well received and that it significantly increased the expertise of the participants involved in solving the problems proposed by the activities. It was also noted that the use of strategies other than conventional ones can consistently improve scientific literacy. |
| Descrição: | Acompanha produto educacional: “Robótica com Arduino: promoção do letramento científico nas aulas de práticas experimentais com foco na cinemática”. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83323 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7566313208260313 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-2321-3709 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5396850632263675 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_lcacosta.pdf | Dissertação | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| 2025_pe_lcacosta.pdf | Produto educacional | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.