Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83310| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O uso do software GeoGebra na aplicação de uma sequência didática para potencializar o ensino de frações |
| Título em inglês: | The use of GeoGebra software in the application of a teaching sequence to enhance the teaching of fractions |
| Autor(es): | Costa, Diego Jecy Marques Alves da |
| Orientador: | Almeida, Carlos Alberto Santos de |
| Palavras-chave em português: | Matemática – Estudo e ensino;Matemática – Recursos didáticos;Aprendizagem significativa;Tecnologia educacional |
| Palavras-chave em inglês: | Mathematics – Study and teaching;Mathematics – Teaching resources;Meaningful learning;Educational technology |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | COSTA, Diego Jecy Marques Alves da. O uso do software GeoGebra na aplicação de uma sequência didática para potencializar o ensino de frações. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), edição 2021, revelam uma defasagem de aprendizagem no componente curricular de Matemática. Na busca por compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes ao resolver operações com frações e os impactos causados pelo modelo de ensino remoto (ocasionado pela pandemia de COVID 19) no processo de ensino e aprendizagem de matemática, o problema de pesquisa concentra-se na identificação das contribuições do software GeoGebra para esse processo. Dessa forma, este trabalho aborda o ensino de Matemática na Educação Básica utilizando tecnologias educacionais como recursos pedagógicos. Além disso, o trabalho objetiva-se verificar o desempenho dos alunos ao resolver problemas que envolvem operações com frações por meio do uso do software GeoGebra. Com essa finalidade, faz-se necessário o uso de metodologias apoiadas em recursos tecnológicos, aliados no combate às dificuldades enfrentadas pelos educandos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática, pois esse tipo de metodologia auxilia tanto no planejamento quanto na execução da pesquisa. Ademais, a metodologia fundamenta-se na abordagem semiqualitativa. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do município de Fortaleza, CE. Os dados foram coletados em três etapas: questionário inicial (préteste) para identificar o conhecimento prévio dos alunos, aplicação de uma sequência didática e um questionário final (pós-teste). Para facilitar a análise dos resultados, os dados foram organizados em formulários em uma plataforma do Google, o Google Forms. Durante a aplicação da sequência didática, os alunos interagiram entre si e com o software, contribuindo para a construção da aprendizagem de seus pares. Por conseguinte, constatou-se que o software GeoGebra contribui para a superação das dificuldades enfrentadas pelos educandos. Por meio das atividades interativas realizadas na plataforma, ele potencializa a compreensão do conteúdo de frações e promove uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Além disso, esperase que o produto educacional desenvolvido contribua de forma significativa para o ensino de Matemática na Educação Básica, oferecendo possibilidades para aprimorar as práticas educacionais. |
| Abstract: | The results of the Basic Education Assessment System (SAEB) for 2021 reveal a learning gap in the mathematics curriculum component. In seeking to understand the difficulties faced by students when solving operations with fractions and the impacts caused by the remote teaching model (caused by the COVID-19 pandemic) on the teaching and learning process of mathematics, the research problem focuses on identifying the contributions of GeoGebra software to this process. Thus, this work addresses the teaching of mathematics in basic education using educational technologies as pedagogical resources. In addition, the work aims to verify the performance of students in solving problems involving operations with fractions through the use of GeoGebra software. To this end, it is necessary to use methodologies supported by technological resources, combined with combating the difficulties faced by students. The research methodology used was Didactic Engineering, as this type of methodology assists in both the planning and execution of the research. Furthermore, themethodology is based on a semi-qualitative approach.The research subjects are students in an 8th grade class at a municipal school in Fortaleza, CE. Data were collected in three stages: an initial questionnaire (pre-test) to identify students' prior knowledge, the application of a teaching sequence, and a final questionnaire (post-test). To facilitate the analysis of the results, the data were organized into forms on a Google platform, Google Forms. During the application of the teaching sequence, the students interacted with each other and with the software, contributing to the learning of their peers. Consequently, it was found that the GeoGebra software contributes to overcoming the difficulties faced by students. Through the interactive activities carried out on the platform, it enhances the understanding of fractions and promotes more meaningful learning for students. In addition, it is expected that the educational product developed will contribute significantly to the teaching of mathematics in basic education, offering possibilities for improving educational practices. |
| Descrição: | Acompanha produto educacional: "Potencializando o ensino de frações por meio do uso do software GeoGebra". |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83310 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7763610921732440 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-4841-761X |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4841596242259728 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_djmacosta.pdf | DISSERTAÇÃO | 6,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| 2025_pe_djmacosta.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 3,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.