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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de sequência didática para o ensino de fração a partir do desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais
Título em inglês: Evaluation of teaching sequence for teaching fractions based on the development of original digital educational materials
Autor(es): Andrade, Denilson Rivelino de
Orientador: Lima, Luciana de
Palavras-chave em português: Frações - Estudo e ensino;Construcionismo;Jogos no ensino de matemática
Palavras-chave em inglês: Fractions - Study and teaching;Constructionism;Games in mathematics education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Data do documento: 2025
Citação: ANDRADE, Denilson Rivelino de. Avaliação de sequência didática para o ensino de fração a partir do desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais. 2025. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: As diversas formas de apresentação, bem como o distanciamento escolar em relação ao cotidiano, são as maiores dificuldades relacionadas ao ensino, aprendizagem e avaliação do conteúdo de fração. Vivendo em um mundo tecnológico, do qual a geração dos estudantes pertence à cibercultura, tem-se uma justificativa plausível para a pesquisa. Apresenta-se como objetivo avaliar de que forma a aplicação de uma proposta de sequência didática, pautada nos pressupostos teóricos do construcionismo e da tecnodocência para o desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs), influencia no processo de aprendizagem de conceitos e procedimentos de fração. Classifica-se como qualitativa, exploratória e de intervenção, fundamentando-se na proposta metodológica da Pesquisa Baseada em Design (DBR). A aplicação da pesquisa ocorreu com 22 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escola pública de Fortaleza, no turno vespertino. A pesquisa está concebida em seis etapas pautadas na proposta da DBR, intituladas: focar, compreender, conceber, aplicar, avaliar e redesenhar. As três primeiras etapas destinam-se ao estudo da base teórica e à composição da sequência didática (SD). A quarta etapa destina-se à coleta de dados, com aplicação de seis instrumentos, dentre eles: o questionário inicial, o relatório de observação e o questionário final. Na quinta etapa, é trabalhada a análise de dados de forma interpretativa, com base em estatística descritiva e adaptação da análise textual discursiva, por meio da análise da qualidade da SD, da descrição do perfil dos estudantes e da análise dos resultados de aprendizagem. Na sexta etapa, são propostas modificações na SD por meio de redesenhos pautados nos resultados das etapas anteriores. A SD trouxe contribuições favoráveis, colocando a maioria dos alunos em processo de aprendizagem, mostrando que tiveram mais facilidade em identificar frações do que em defini-las, além de compreenderem melhor os procedimentos de cálculo de frações com denominadores iguais. Com o redesenho da SD, pretende-se reaplicá-la em diferentes contextos de pesquisa.
Abstract: The various forms of presentation, as well as the distance between school and everyday life, are the greatest difficulties related to teaching, learning, and assessing fraction content. Living in a technological world, in which the student generation belongs to cyberculture, there is a plausible justification for the research. The objective is to evaluate how the application of a didactic sequence proposal, based on the theoretical assumptions of constructionism and technodocence for the development of Digital Educational Authorial Materials (MADEs), influences the learning process of fraction concepts and procedures. It is classified as qualitative, exploratory, and interventionist, based on the methodological proposal of DesignBased Research (DBR). The research was conducted with 22 eighth-grade students enrolled in a public school in Fortaleza, in the afternoon shift. The research is designed in six stages based on the DBR proposal, entitled: focus, understand, design, apply, evaluate, and redesign. The first three stages are intended for the study of the theoretical basis and the composition of the didactic sequence (DS). The fourth stage is for data collection, using six instruments, including: the initial questionnaire, the observation report, and the final questionnaire. In the fifth stage, data analysis is carried out in an interpretive manner, based on descriptive statistics and adaptation of discursive textual analysis, through the analysis of the quality of the DS, the description of the students' profile, and the analysis of learning outcomes. In the sixth stage, modifications to the DS are proposed through redesigns based on the results of the previous stages. The SD brought favorable contributions, putting most students in the learning process, showing that they had more difficulty identifying fractions than defining them, in addition to better understanding the procedures for calculating fractions with equal denominators. With the redesign of the SD, the intention is to reapply it in different research contexts.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Avaliação de sequência didática para o ensino de fração a partir do desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais".
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83200
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0006-7501-3078
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9547655997399409
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-5838-8736
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2967595851995266
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

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