Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82628
Tipo: Dissertação
Título: Dos mistérios da luz ao funcionamento do laser
Autor(es): Gomes, Patrícia dos Santos Rocha
Orientador: Chaves, Andrey
Palavras-chave em português: Física Moderna;Ensino de Física;Metodologias Ativas;Laser;Estação por Rotação
Palavras-chave em inglês: Modern Physics;Physics Teaching;Active Methodologies;Laser;Rotation Station
Data do documento: 2025
Citação: GOMES, Patrícia dos Santos Rocha. Dos mistérios da luz ao funcionamento do laser. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2025.
Resumo: Nesta dissertação, apresentamos uma discussão sobre o desenvolvimento e aplicação de um produto educacional cujo objetivo principal é aprimorar o ensino de Física Moderna no Ensino Médio, focando na compreensão do funcionamento, características e aplicações de lasers a partir dos princípios físicos que foram aplicados para o desenvolvimento da sua criação. Para isso, elaboramos uma sequência didática baseada nas metodologias ativas, como rotação por estação e cultura maker, fundamentando-se nas teorias de Piaget e Vygotsky, para estimular a construção ativa do conhecimento. Nosso objetivo foi desenvolver nos alunos o interesse e uma melhor compreensão dos fenômenos físicos envolvidos na luz laser, fundamentando-se na experimentação e na interação em grupo, a fim de facilitar a compreensão de conceitos fundamentais através de 6 aulas que tiveram como temas centrais: a luz, o efeito fotoelétrico, o salto quântico e a emissão estimulada de radiação, o funcionamento do LED e o funcionamento do laser. Assim, a aplicação do produto educacional buscou deixar a Física Moderna mais acessível e atrativa com as metodologias ativas, ao mesmo tempo que promoveu maior engajamento entre os estudantes e fortaleceu a relação entre os conceitos teóricos e suas aplicações tecnológicas. A escolha do tema se mostrou adequada, uma vez que a luz laser possui várias aplicações no dia a dia, o que torna o tema mais palpável para os alunos, servindo assim de motivação e atraindo o interesse, além de envolver conceitos e ferramentas matemáticas condizentes tanto com experimentos qualitativos quanto com experimentos quantitativos ainda dentro do nível de aprendizagem de alunos do ensino médio. Podemos concluir que nossa pesquisa contribuiu para a modernização do ensino de Física, fornecendo um material didático estruturado que pode ser replicado por professores que pretendam desafiar os alunos a compreenderem melhor a luz laser.
Abstract: In this dissertation, we present a discussion on the development and application of an educational product whose main objective is to improve the teaching of Modern Physics in High School, focusing on the understanding of the functioning, characteristics and applications of lasers based on the physical principles that were applied in the development of its invention. To this end, we developed a didactic sequence based on active methodologies, such as rotation by station and maker culture, based on the theories of Piaget and Vygotsky, to stimulate the active construction of knowledge. Our main goal was to develop in students the interest and a better understanding of the physical phenomena involved in laser light, based on experimentation and group interaction, in order to facilitate the understanding of fundamental concepts through 6 classes that had as central themes: light, the photoelectric effect, the quantum leap and stimulated emission of radiation, the functioning of the LED and the functioning of the laser. Thus, the application of the educational product sought to make Modern Physics more accessible and attractive with active methodologies, while promoting greater engagement among students and strengthening the relationship between theoretical concepts and their technological applications. The choice of the topic proved to be appropriate, since laser light has several applications in everyday life, which makes the topic more understandable for students, thus serving as motivation and attracting interest, in addition to involving mathematical concepts and tools consistent with both qualitative and quantitative experiments still within the learning level of high school students. We can conclude that our research contributed to the modernization of Physics teaching, providing structured teaching material that can be replicated by teachers who intend to challenge students to better understand laser light.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82628
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3240082131002549
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_psrgomes.pdf11,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.