Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81468| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A engenharia didática no ensino de ciências: uma sequência significativa sobre ondas sonoras com alunos do 9º ano do ensino fundamental |
| Título em inglês: | Didactic engineering in science teaching: a meaningful sequence on sound waves with 9th grade students |
| Autor(es): | Sousa, José Erandy Vieira de |
| Orientador: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
| Coorientador: | Menezes, Daniel Brandão |
| Palavras-chave em português: | Ondas sonoras - Estudo e ensino - Programas de atividades;Aprendizagem significativa;Engenharia didática;software PhET |
| Palavras-chave em inglês: | Sound waves - Study and teaching - Activity programs;Meaningful learning;Didactic engineering;PhET software |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | SOUSA, José Erandy Vieira de. A engenharia didática no ensino de ciências: uma sequência significativa sobre ondas sonoras com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2025. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Os desafios do mundo contemporâneo requerem de todos nós uma mudança de postura, no sentido de refletir constantemente sobre nossa prática, independentemente de nossa área de atuação. Sendo assim, ressignificar o ensino de Ciências para o desenvolvimento do pensamento científico e alavancar a aprendizagem discente é um fator preponderante para a melhoria do ensino e da qualidade na educação. Em face disso, a Teoria da Aprendizagem Significativa traz uma importante contribuição para nortear a prática pedagógica do professor e oferecer para os alunos uma abordagem mais atrativa dos conteúdos oriundos do currículo escolar, uma vez que ela se trata de uma teoria que coloca o aluno como peça fundamental no processo de ensino e de aprendizagem, valorizando suas experiências e o seu protagonismo, tornando-o protagonista de sua própria história. Nessa perspectiva, o ensino de Ciências, sobretudo da concepção das ondas sonoras, proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolverem seus conhecimentos por meio da compreensão das manifestações da emissão e propagação do som nos diversos meios existentes na natureza. Sendo assim, a Tecnologia e a Música, além de serem linguagens significativas para a juventude atualmente, tiveram uma importância ímpar para a condução dessa pesquisa por meio das contribuições dos instrumentos musicais e os recursos tecnológicos representados aqui pelo software PhET. Diante desse contexto, e utilizando a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar quais as contribuições de uma Sequência Didática (SD), baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), com o uso do software PhET e os instrumentos musicais para a compreensão e aprendizagem dos conceitos relacionados às ondas sonoras, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. De natureza básica, tendo a aprendizagem como objeto de pesquisa e de abordagem qualitativa, o presente estudo está dividido em quatro etapas: a análise preliminar, que buscou levantar os aspectos epistemológicos e didáticos do conteúdo escolhido, a análise a posteriori, que construiu a sequência didática sobre as ondas sonoras, com o auxílio do software PhET e os instrumentos musicais, levando em conta as hipóteses estabelecidas nessa mesma etapa do presente estudo, a experimentação, que colocou em prática todas as ações planejadas para o desenvolvimento da concepção das ondas sonoras, por meio dos testes de conhecimentos e das Seções Didáticas Significativas, e, por fim, a análise a posteriori e validação, que validou as hipóteses construídas na etapa de análise a priori. As três seções didáticas construídas para a investigação durante esta pesquisa fazem parte do Produto Educacional proposto por ela, que se mostrou eficaz para evolução dos estudantes acerca dos conceitos das ondas sonoras. Portanto, a presente pesquisa tem como pretensão servir de material de apoio e de pesquisa para os futuros pesquisadores, profissionais da educação e estudantes de licenciatura que pretendem desenvolver trabalhos nesta mesma temática. |
| Abstract: | The challenges of the contemporary world require a change of attitude from all of us, in the sense of constantly reflecting on our practice, regardless of the area of activity. Therefore, redefining the teaching of science, the development of scientific thinking and leveraging student learning is a preponderant factor for improving teaching and the quality of education. In view of this, the Theory of Meaningful Learning brings an important contribution to guide the teacher's pedagogical practice and offer students a more attractive approach to the contents of the school curriculum, since it is a theory that places the student as a fundamental part of the teaching and learning process, valuing their experiences and their protagonism, making them the builder of their own history. From this perspective, teaching science, especially the concept of sound waves, provides students with the opportunity to develop their knowledge through understanding the manifestations of sound emission and propagation in the various environments that exist in nature. Thus, technology and music, in addition to currently being significant languages for young people, will have an unparalleled importance for conducting this research through the contributions of musical instruments and technological resources represented here by the software (PhET). Given this context, and using Didactic Engineering as a research methodology, the main objective of this work is to investigate the contributions of a Didactic Sequence (DS) based on the Theory of Meaningful Learning (TML) with the use of the software (PhET) and musical instruments for the understanding and learning of concepts related to sound waves with 9th grade elementary school students. Of a basic nature, with learning as the object of research and a qualitative approach, this study is divided into four stages: preliminary analysis, which sought to raise the epistemological and didactic aspects of the chosen content; a posteriori analysis that constructed the didactic sequence about sound waves, with the aid of the software (PhET) and musical instruments, taking into account the hypotheses established in this same stage of the present study; experimentation, which put into practice all the actions planned for the development of the conception of sound waves, through knowledge tests and Significant Didactic Sections; and, finally, a posteriori analysis and validation, which validated the hypotheses constructed in the a posteriori analysis stage. The three didactic sections constructed for the investigation during this research are part of the Educational Product proposed by the researcher, which proved to be effective in improving students' performance regarding the concepts of sound waves. Therefore, this work aims to serve as support and research material for future researchers, education professionals and undergraduate students who intend to develop work on this same theme. |
| Descrição: | Acompanha produto educacional: "Sequência didática: a concepção das ondas sonoras por meio do uso do software PhET e dos instrumentos musicais numa perspectiva ausubeliana". |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81468 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6820692321027569 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0003-4896-9024 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0512183585660835 |
| ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-5930-7969 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/8450083821283590 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_jevsousa.pdf | Dissertação José Erandy | 3,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| 2025_pe_jevsousa.pdf | Produto educacional | 855,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.