Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81019| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Laboratório virtual: método pedagógico no ensino de física utilizando o software Modellus |
| Autor(es): | Sousa, Thiago Guimarães Alves de |
| Orientador: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
| Palavras-chave em português: | Ensino de Física;Cinemática;Software Modellus |
| Palavras-chave em inglês: | Physics Teaching;Kinematics;Modellus Software |
| Data do documento: | 2024 |
| Citação: | SOUSA, T. G. A. Laboratório virtual: método pedagógico no ensino de física utilizando o software Modellus. 2024. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
| Resumo: | Os alunos do ensino médio possuem dificuldades na aprendizagem dos conceitos da Física. A utilização de métodos tradicionais de ensino e a ausência de meios pedagógicos modernos são umas das razões deste problema. Por ser uma ciência experimental e de conceitos abstratos, a física torna-se uma disciplina de difícil aprendizagem para os alunos de ensino médio, pois tal característica dificulta uma associação com o mundo real e, por conseguinte, o interesse pelo aprendizado da disciplina. Diante dessas evidências aflorou-se o desejo de criar um material pedagógico para contribuir com o ensino da física, a partir dessa motivação foi criado esse trabalho realizado com 23 (vinte e três) alunos do primeiro ano do ensino médio. O objetivo deste projeto baseia-se em criar ou modificar laboratórios físicos existentes atualmente nas escolas por um ambiente virtual de aprendizagem computacional, utilizando o software Modellus como ferramenta de aprendizagem significativa dos conceitos da cinemática, bem como a criação de um material didático para o acompanhamento no uso do software usando uma abordagem construtivista de Jean Piaget. Os resultados foram obtidos dos questionários com 16 (dezesseis) questões, 4(quatro) de cada simulação, que foram respondidas pelos alunos após as aulas laboratoriais. Depois de uma análise dos resultados podemos inferir que o material pode ser utilizado nas escolas, fazendo com que os alunos se motivem cada vez mais e minimizando as dificuldades na matéria. Foi ótimo constatar que a maioria dos alunos gostaria de obter mais conhecimentos utilizando a ferramenta que auxiliou nesse trabalho motivando, assim, o professor a continuar o projeto nos demais conteúdo da Física e, quem sabe, em um doutorado. |
| Abstract: | The high school students have difficulties learning the concepts of physics. The use of traditional teaching methods and the absence of modern pedagogical means are one of the reasons for this problem. Being an experimental science and abstract concepts, physics becomes a discipline difficult to learn for high school students, because this feature makes it difficult to associate with the real world and, therefore, the interest in learning the subject. Given these evidences, the desire to create a pedagogical material to contribute to the teaching of physics emerged, based on this motivation was created this work with 23 (twenty-three) students of the first year of high school. The aim of this project is to create or modify existing physical laboratories in schools by a virtual computer learning environment, using Modellus software as a meaningful learning tool for kinematic concepts, as well as the creation of a didactic material for the accompaniment. in the use of software using a constructivist approach by Jean Piaget. The results were obtained from the questionnaire with 16 (sixteen) questions, 4 (four) from each simulation, that were answered by the students after the laboratory classes. After an analysis of the results we can infer that the material can be used in a school making the students get more and more motivated minimizing the difficulties in the subject. It was great to know that most would like to get more knowledge using the tool that helped in this work motivating the teacher to continue the project in the other content of physics and, perhaps, a doctorate. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81019 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3292811393795929 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_dis_tgasousa.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.