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Tipo: Dissertação
Título: Arquitetura e formação docente: a trajetória arquitetônica da Faculdade de Educação do Ceará (1968-2009)
Autor(es): Andrade, Francisca Deylane Pinheiro de
Orientador: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave em português: Arquitetura;Formação Docente;Faculdade de Educação
Palavras-chave em inglês: Architecture;Teacher Training;College of Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: ANDRADE, Francisca Deylane Pinheiro de. Arquitetura e formação docente: a trajetória arquitetônica da Faculdade de Educação do Ceará (1968-2009). 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: No âmbito da História da Educação, este trabalho discute a história das instituições escolares através da lente da arquitetura, considerando as transformações na formação de professores. Analisa como os edifícios que compõem a Faculdade de Educação (FACED/UFC), construídos a partir da década 1960, configuram o ideário da formação de professores, enquanto os edifícios originais e as intervenções arquitetônicas realizadas ao longo dos anos narram sua evolução. O objetivo principal foi analisar a trajetória da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará por meio da evolução de sua arquitetura entre 1968 e 2009. Especificamente, pretendeu-se: descrever os fatos que levaram ao projeto arquitetônico para a implantação da FACED como unidade acadêmica voltada à formação de professores da UFC; contextualizar as transformações arquitetônicas realizadas ao longo dos anos para acomodar os cursos oferecidos; e identificar as mudanças e intervenções estéticas realizadas no projeto arquitetônico original, levando em conta o processo de modernização da UFC. A base teórica foi fundamentada em estudos de Paolo Nosella e Ester Buffa (2013), Bencostta (2019), Ribeiro (2010), Saviani (2009), Fernandes (2014) e Zevi (1996), dentre outros, sobre a relação entre história, educação e arquitetura. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e explicativo, tendo como lócus de análise a arquitetura dos edifícios da FACED. Os dados foram coletados por meio de visitas ao local, fontes documentais, fontes iconográficas e pelo levantamento bibliográfico. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, complementada por abordagem histórica, apoiada em metodologias aplicadas à pesquisa em arquitetura e urbanismo. Concluiu-se que a FACED possui uma estrutura física original alinhada à linguagem do movimento moderno, construída no início de 1960. Contudo, essa estrutura foi modificada nas décadas de 1990 e 2000, com ampliações, intervenções e construções adicionais para atender às demandas da formação de professores e as necessidades institucionais da UFC.
Abstract: Within the field of the History of Education, this study discusses the history of educational institutions through the lens of architecture, considering the changes in teacher training. It explores how the buildings that make up the College of Education (FACED/UFC), constructed from the 1960s onward, embody the concept of teacher training, while the original buildings and the architectural interventions carried out over the years narrate its evolution. The main objective was to analyze the trajectory of the College of Education at the Federal University of Ceará through the evolution of its architecture between 1968 and 2009. Specifically, the study aimed to: describe the factors that influenced the architectural design for the implementation of FACED for teacher training as an academic unit of the UFC; contextualize how the architecture of the college has been modified over the years to accommodate the programs housed within it; and identify the changes and aesthetic interventions incorporated into the original architectural design, considering the process of modernization of the UFC. The theoretical framework was based on studies by Paolo Nosella and Ester Buffa (2013), Bencostta (2019), Ribeiro (2010), Saviani (2009), Fernandes (2014), and Zevi (1996), among others, regarding the relationship between history, education and architecture. Methodologically, the research follows a qualitative, descriptive and explanatory approach, with the architecture of the FACED building as the object of study. Data was collected through site visits, documentary sources, iconographic sources and a bibliographic survey. In addition, content analysis was used to process the data, as well as analysis in the historical dimension, based on methodology applied to research in architecture and urbanism. The findings indicate that FACED has an original physical structure with the language of the modern movement, built in the early 1960s. However, modifications were made during the 1990s and 2000s with extensions, interventions and constructions to meet the demands of teacher training and the institutional needs of the UFC.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80638
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7528327816390492
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6368042791230986
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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