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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da política pública de jovens e adultos com base nas ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores do centro de educação de jovens e adultos no município de Aquiraz
Autor(es): Nascimento, Herculano Rodrigues do
Orientador: Andrade, Wendel Melo
Palavras-chave em português: Políticas públicas em educação;Política pública;Contexto de prática;Ações pedagógicas;Educação de Jovens e Adultos - Aquiraz (CE);EJA
Palavras-chave em inglês: EJA;Public policy;Context of practice;Pedagogical actions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: NASCIMENTO, Herculano Rodrigues do. Avaliação da política pública de jovens e adultos com base nas ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos no município de Aquiraz. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A temática desta pesquisa aborda a Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objeto de investigação são as ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores que atuam na EJA. Esta modalidade de ensino, em geral, tem um público que abandonou a escola e que acaba retornando, muitas vezes por necessidade de concluir os estudos para serem inseridos no mercado de trabalho. Em decorrência disso, almejando a permanência desse aluno na escola, a EJA adota uma abordagem de ensino mais adequada para este perfil de estudante. Neste contexto, buscando uma melhor compreensão das práticas pedagógicas adotadas pelos educadores da EJA, este estudo estabelece a seguinte questão norteadora: como ocorrem as ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores que atuam na Política Pública da EJA? Diante deste questionamento, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar a Política Pública da EJA, em seu contexto de prática, a partir das ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz (CEJAQUI), com os seguintes objetivos específicos: 1) Estudar a Política Pública da EJA e sua implementação no município de Aquiraz; 2) Conhecer a rotina das turmas de EJA do CEJAQUI no município de Aquiraz; e 3) Analisar as ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores do CEJAQUI, presentes no contexto de prática da Política Pública da EJA. O trabalho apresenta os seguintes referenciais teóricos: Freire (2016), Arroyo (2001), Ball (2011), Mainardes (2006), Andrade (2023), entre outros autores, além de documentos oficiais que versam sobre a EJA. O texto apresenta reflexões sobre: Políticas Públicas Educacionais; Ciclo de Políticas; A Política de Educação de Jovens e Adultos; A Política Pública da EJA em Aquiraz e a Política Pública da EJA no CEJAQUI. Como procedimentos de pesquisa, utilizam-se elementos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa se caracteriza como básica, qualitativa e exploratória. O lócus da pesquisa é o Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz (CEJAQUI) e os sujeitos são três professores que lecionam na EJA. O delineamento desta pesquisa foi desenvolvido em duas etapas: 1) Pesquisa bibliográfica e documental e, 2) Pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas e observação sistemática. Para a análise dos dados, foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo; com isso, os dados coletados em campo foram categorizados e analisados. Após análise dos dados, constatou-se que os sujeitos participantes da pesquisa possuem uma boa compreensão sobre a Política da EJA e entendem a relevância do CEJAQUI para o município de Aquiraz; porém, ainda há muitas lacunas que precisam ser analisadas visando um melhor atendimento ao público. Dentre elas, é importante citar a necessidade de uma formação específica para os professores que atuam nesta modalidade de ensino. Ademais, a pesquisa traz reflexões contributivas para uma melhor compreensão sobre a Educação de Jovens e Adultos no município de Aquiraz.
Abstract: The theme of this research addresses the Youth and Adult Education Policy (EJA), whose object of investigation is the pedagogical actions developed by teachers who work in EJA. This teaching modality, in general, has a public that dropped out of school and ends up returning, often due to the need to complete their studies in order to enter the job market. As a result, aiming for the permanence of these students in school, EJA adopts a teaching approach that is more appropriate for this student profile. In this context, seeking a better understanding of the pedagogical practices adopted by EJA educators, this study establishes the following guiding question: How do the pedagogical actions developed by teachers who work in the EJA Public Policy occur? Given this question, the general objective of this research is to evaluate the EJA Public Policy, in its practical context, through the pedagogical actions developed by the teachers of the Aquiraz Center for Youth and Adult Education (CEJAQUI), with the following specific objectives: 1) Study the EJA Public Policy and its implementation in the municipality of Aquiraz; 2) Know the routine of the EJA classes of CEJAQUI in the municipality of Aquiraz; and 3) Analyze the pedagogical actions of the CEJAQUI teachers to understand the EJA Public Policy in its practical context. The work presents the following theoretical references: Aranha (2006), Freire (1996), Arroyo (2001), Ball (2011), Mainardes (2006), Andrade (2023), among other authors, in addition to official documents that deal with EJA. The text presents reflections on: Educational Public Policies; Policy Cycle; The Youth and Adult Education Policy; The EJA public policy in Aquiraz; and the EJA public policy in CEJAQUI. The research procedures used elements of bibliographic, documentary, and field research. The research is characterized as basic, qualitative, and exploratory. The research locus is the Aquiraz Youth and Adult Education Center (CEJAQUI), and the subjects are three teachers who teach at EJA. The design of this research will be developed in two stages: 1) Bibliographic and documentary research and, 2) Field research, with the realization of semi-structured interviews and systematic observation. For the data analysis, the content analysis methodology was used; thus, the data collected in the field were categorized and analyzed. After analyzing the data, it was found that the subjects participating in the research have a good understanding of the EJA Policy and understand the relevance of CEJAQUI for the city of Aquiraz. However, there are still many gaps that need to be analyzed to better serve the public. Among them, it is important to mention the need for specific training for teachers who work in this teaching modality. Furthermore, the research brings reflections that contribute to a better understanding of Youth and Adult Education in the municipality of Aquiraz.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80227
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6031431329024736
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2339284655582088
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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