Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80025
Tipo: Dissertação
Título: O impacto do nível educacional dos prefeitos no IDEB: uma análise dos municípios do Nordeste
Autor(es): Correia, Antônio Welton de Sousa
Orientador: Bastos, Felipe de Sousa
Palavras-chave em português: Prefeitos;Educação;IDEB;Nordeste;Dados em painel
Palavras-chave em inglês: Mayors;Education;IDEB;Northeast;Panel data
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Data do documento: 2025
Citação: CORREIA, Antônio Welton de Sousa. O impacto do nível educacional dos prefeitos no IDEB: uma análise dos municípios do Nordeste. 2025. 34f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2025.
Resumo: Esta dissertação investiga os fatores que influenciam o desempenho educacional nos municípios do Nordeste do Brasil, utilizando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como variável dependente. A análise considera variáveis socioeconômicas e educacionais, incluindo o nível de escolaridade dos prefeitos, o PIB per capita, os gastos com educação e características do sistema educacional local. Os resultados indicam que a presença de prefeitos graduados e mulheres na gestão municipal está associada a melhorias no IDEB, destacando o impacto positivo da liderança qualificada e inclusiva. Além disso, o PIB e os investimentos em educação têm forte correlação com o crescimento do desempenho escolar. O coeficiente positivo para prefeitos graduados sugere que a conclusão de um curso superior pelos prefeitos está associada a um aumento significativo na nota do IDEB dos alunos de escolas municipais. A análise também revela que a gestão liderada por mulheres tem um impacto positivo, embora de magnitude inferior, no desempenho educacional. Esses achados corroboram a literatura existente que aponta que a formação acadêmica e a inclusão de mulheres nas lideranças municipais podem ter um efeito importante na qualidade da educação. As evidências sugerem que políticas públicas focadas em uma gestão eficiente e em investimentos estratégicos no setor educacional são essenciais para a melhoria dos resultados educacionais em escolas municipais. O estudo contribui para a compreensão dos fatores que moldam o desempenho escolar e fornece insights importantes para futuras pesquisas e formulação de políticas públicas educacionais.
Abstract: This dissertation investigates the factors influencing educational performance in municipalities in the Northeast of Brazil, using the Basic Education Development Index (IDEB) as the dependent variable. The analysis considers socioeconomic and educational variables, including the educational level of mayors, GDP per capita, education spending, and characteristics of the local education system. The results show that the presence of graduated and female mayors is associated with improvements in the IDEB, highlighting the positive impact of qualified and inclusive leadership. Furthermore, GDP and education investments are strongly correlated with educational performance growth. The positive coefficient for graduated mayors suggests that having mayors with higher education is significantly associated with an increase in the IDEB scores of municipal school students. The analysis also reveals that female leadership in municipalities has a positive, though smaller, impact on educational outcomes. These findings support existing literature that highlights the importance of academic qualifications and the inclusion of women in municipal leadership positions in improving education quality. The evidence suggests that public policies focused on efficient management and strategic investments in education are crucial for improving educational outcomes in municipal schools. This dissertation contributes to the understanding of the factors shaping educational performance and provides valuable insights for future research and the formulation of educational public policies.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80025
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5346220628829577
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_awscorreia.pdf220,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.