Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79724
Tipo: | Dissertação |
Título: | A análise de estratégias metacognitivas alinhada ao ensino coletivo de instrumento musical de sopros em contexto escolar |
Autor(es): | Carreiro, José Rones Rodrigues |
Orientador: | Nascimento, Marco Antonio Toledo |
Palavras-chave em português: | Metacognição;Contexto escolar;Ensino coletivo de instrumento Musical;Sopros |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | CARREIRO, José Rones Rodrigues. A análise de estratégias metacognitivas alinhada ao ensino coletivo de instrumento musical de sopros em contexto escolar. 2025. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de mestrado sobre a análise de estratégias metacognitivas voltadas ao ensino coletivo de instrumentos musicais (sopros) no contexto da escola básica. O objetivo da pesquisa se dá em potencializar o aprendizado dos alunos que tocam instrumentos de sopros, proporcionando-lhes autonomia em seus estudos, resolvendo problemas e sanando dificuldades, através da utilização de estratégias metacognitivas. O público analisado na pesquisa são alunos do ensino médio do estado do Ceará. A pesquisa se desenvolve por meio do diálogo e análise de pesquisas já desenvolvidas na área sobre a definição de metacognição e do uso desta no ensino de instrumentos musicais em aprendizagem metacognitiva. Através dos dados analisados nesta pesquisa chegamos à conclusão que, como anunciado por Hallam (2001), a utilização de estratégias metacognitivas se faz mais presente nos alunos instrumentistas participantes do ensino médio que tocam seu instrumento a mais tempo, por conseguinte, aqueles que tocam a menos tempo demonstram uma menor utilização de estratégias metacognitivas em seus estudos. |
Abstract: | The present work is a master's degree research on the analysis of metacognitive strategies aimed at the collective teaching of musical instruments (winds) in the context of basic schools. The objective of the research is to enhance the learning of students who play wind instruments, providing them with autonomy in their studies, solving problems and resolving difficulties, through the use of metacognitive strategies. The public analyzed in the research are high school students in the state of Ceará. The research is developed through dialogue and analysis of research already developed in the area on the definition of metacognition and its use in teaching musical instruments in metacognitive learning. Through the data analyzed in this research, we came to the conclusion that the formative process of instrumentalist students participating in high school is more present in those who play their instrument for longer, while those who play for less time demonstrate less development of metacognitive strategies in their studies. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79724 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9247395672323833 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8365583478004188 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_jrrcarreiro.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.