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Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de estratégias de leitura para distinção entre fato e opinião
Autor(es): Nogueira, Carla Rafaela Rodrigues
Orientador: Soares, Maria Elias
Palavras-chave em português: Estratégias de leitura;Distinção entre fato e opinião;Argumentação;Marcadores argumentativos
Palavras-chave em inglês: Reading strategies;Distinction between fact and opinion;Argumentation;Argumentative markers
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: NOGUEIRA, Carla Rafaela Rodrigues. Desenvolvimento de estratégias de leitura para distinção entre fato e opinião. 2024. 196 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir o modo como a compreensão leitora dos alunos do 9o Ano de uma escola pública municipal de Fortaleza pode favorecer sua capacidade de distinção entre fato e opinião. A partir disso, destacamos aspectos como estratégias de leitura, marcadores argumentativos e argumentação, distinção entre fato e opinião e o papel dos modalizadores nos gêneros textuais que ajudam a diferenciação entre fato e opinião. Segundo dados do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2021), intitulado “Leitores do século 21: desenvolvendo habilidades de alfabetização em um mundo digital”, publicado em fevereiro de 2021, e contando com um levantamento de informação sobre 70 países, dentre os quais o Brasil, 67% dos estudantes de 15 anos no nosso país não conseguem identificar a diferença entre fato e opinião. Com o propósito de alcançarmos os objetivos deste trabalho, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, para fundamentar uma proposta de intervenção, com oficinas de leitura para diferenciar fato de opinião. Para êxito no nosso propósito, recorremos a fundamentos teóricos em Solé (1998), Alves (2010), Nocrato (2016), Kleiman (2002), Koch (2002), Borges (2015), Bakhtin (2000) e Marcuschi (2005). Como resultado, no estabelecimento de relação entre as questões da proposta de intervenção e as concepções teóricas, verificamos que os referidos autores apontam que a leitura é o objeto central da aprendizagem, que as estratégias de leitura são construtos subjetivos individuais, apesar de haver parâmetros gerais estabelecidos, quanto à distinção entre fato e opinião, ou seja, que se trata de uma tarefa que requer utilização de recursos cognitivos, gramaticais e argumentativos, considerando o papel importante dos modalizadores na formação da compreensão leitora. Nesta pesquisa, esse resultado aponta para a apresentação direta de determinado acontecimento (fato), cujo critério é a possibilidade de verificação, sem qualquer variação de constatação, enquanto opinião se trata da expressão do pensamento do emissor, portanto, subjetivo e passível de entendimentos diferentes, cuja baliza é a individualidade na formação de juízos de valor e nas vivências sociais. Diante disso, concluímos, tendo em vista o foco central desta pesquisa, que, no âmbito do ensino, há que se considerar a subjetividade dos alunos para o processo analítico de desenvolvimento de competências comunicativas. No processo de elaboração da proposta de intervenção por meio de atividades de para desenvolvimento da compreensão leitora, verificamos ainda que é pertinente que os fundamentos teóricos alicercem, a prática docente na busca de caminhos para aperfeiçoamento de estratégias de leitura para a compreensão da distinção entre fato e opinião e da construção argumentativa, pertinentes para os eventos avaliativos periódicos escolares ou aplicados em larga escala.
Abstract: This research aims to discuss how the reading comprehension of 9th grade students at a municipal public school in Fortaleza can favor their ability to distinguish between fact and opinion. From this, we highlight aspects covered such as reading strategies, argumentative markers and argumentation, distinction between fact and opinion and the role of modalizers in textual genres that help differentiate between fact and opinion. According to data from the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD, 2021) report, entitled “Readers of the 21st century: developing literacy skills in a digital world”, published in February 2021, and counting on a survey of information on 70 countries, including Brazil, 67% of 15-year- old students in our country cannot identify the difference between fact and opinion. In order to achieve the objectives of this work, we developed a bibliographic research to support an intervention proposal. To succeed in our purpose, we resort to theoretical foundations in Solé (1998), Alves (2010), Nocrato (2016), Kleiman (2002), Koch (2002), Borges (2015), Bakhtin (2000) and Marcuschi (2005). As a result, in establishing the relationship between the questions of the chain of activities and the theoretical conceptions, we found that the aforementioned authors point out that reading is the central object of learning, that reading strategies are individual subjective constructs, although there are general parameters established regarding the distinction between fact and opinion, that is, that it is a task that requires the use of cognitive, grammatical and argumentative resources, considering the role of. In this research, this result points to the direct presentation of a certain event, whose criterion is the possibility of verification without any variation in findings, while opinion is the expression of the sender's thoughts, therefore, subjective, and subject to different understandings, whose guideline It is individuality in the formation of value judgments and in historical social experiences. Given this, we conclude, in view of the central focus of this research, that, in the context of teaching, it is necessary to consider the subjectivity of students for the analytical process of results in the development of communicative skills. In the process of preparing the intervention proposal through activities to develop reading comprehension, we also verified that it is pertinent that the theoretical foundations support the teaching practice in the search for ways to improve reading strategies for the understanding of the distinction between fact and opinion and the argumentative construction, pertinent to periodic school or large-scale evaluative events.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79711
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4414662988094999
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-3747-1941
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5941161934316711
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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