Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79486
Tipo: Dissertação
Título: Transcendendo a norma: um diagnóstico da política de cotas para pessoas trans na Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Martins, Tatiane Sales
Orientador: Mario, Camila Gonçalves de
Palavras-chave em português: Cotas trans;Políticas públicas;Diversidade sexual e de gênero;Desigualdades sociais;Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave em inglês: Trans quotas;Public policies;Sexual and gender diversity;Social inequalities;Federal University of Ceará
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: MARTINS, Tatiane Sales. Transcendendo a norma: um diagnóstico da política de cotas para pessoas trans na Universidade Federal do Ceará. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: As pessoas trans e travestis, historicamente, passam por preconceitos e violências desde a infância, tendo de enfrentar situações de marginalização que as colocam num lugar no qual se encontram outros públicos igualmente excluídos: o lugar das minorias. Nessas condições, o acesso à educação se torna mais difícil, sendo raro encontrarmos esse público nas universidades. Diante disso, é preciso que se pense em políticas públicas que tirem o público trans e travesti das ruas e da condição de vulnerabilidade e o conduzam ao chão da universidade, de modo que possam, por meio da educação, estar nos mesmos espaços e alcançar os mesmos postos sociais em que está a maioria. As cotas trans são políticas públicas de ações afirmativas que podem auxiliar nesse processo. Com objetivo de analisar de que forma a política pública de ação afirmativa cotas trans é contemplada na Universidade Federal do Ceará (UFC), esta pesquisa faz um diagnóstico analítico-reflexivo, perante editais de seleção, normativos, resoluções internas da UFC, no que diz respeito às cotas trans, mostrando como essa ação afirmativa está sendo contemplada na UFC no que tange ao seu alcance, processo e à sua evolução, assim como as aparentes carências dessa e sobre essa política na universidade. Os resultados da pesquisa mostram que a UFC está atenta ao movimento de inclusão de minorias políticas na educação, ofertando, a partir de sua autonomia, vagas para pessoas trans e travestis em editais de seleção em cursos de mestrado e doutorado, em quatro dos oitenta cursos de pós-graduação. Os resultados também mostram que os cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará ainda não contemplam cotas trans, diferentemente de outras universidades federais brasileiras situadas em capitais. Conclui-se que, apesar de existir na Universidade a ação afirmativa cotas trans, a UFC ainda está muito aquém do seu potencial, e os resultados fazem parte de uma conjuntura histórica e política que levam ao cerne da problemática da educação no Brasil, qual seja, a exclusão que assola e atravessa o tempo das maiorias minorizadas política e humanamente.
Abstract: Trans and transvestite people have historically suffered prejudice and violence since childhood, having to face situations of marginalization that place them in a place where other equally excluded groups are found: the place of minorities. Under these conditions, access to education becomes more difficult, and it is rare to find this group in universities. In view of this, it is necessary to think about public policies that take trans and transvestite people off the streets and out of vulnerable conditions and bring them to the university, so that they can, through education, be in the same spaces and reach the same social positions as the majority. Trans quotas are public affirmative action policies that can help in this process. With the aim of analyzing how the public policy of affirmative action and trans quotas is contemplated at the Federal University of Ceará (UFC), this research makes an analytical-reflexive diagnosis, based on selection notices, regulations, and internal resolutions of the UFC, with regard to trans quotas, showing how this affirmative action is being contemplated at the UFC in terms of its scope, process, and evolution, as well as the apparent deficiencies of this and about this policy at the university. The results of the research show that the UFC is attentive to the movement of inclusion of political minorities in education, offering, based on its autonomy, places for trans people and transvestites in selection notices for master's and doctoral courses, in four of the eighty postgraduate courses. The results also show that the undergraduate courses at the Federal University of Ceará still do not contemplate trans quotas, unlike other Brazilian federal universities located in capital cities. It is concluded that, despite the existence of affirmative action and trans quotas at the University, UFC is still far from its potential, and the results are part of a historical and political situation that leads to the core of the problem of education in Brazil, that is, the exclusion that plagues and crosses time of the politically and humanly minoritized majorities.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79486
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4359349692320302
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4353113348878044
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_diss_tsmartins.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.