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Tipo: TCC
Título: Caracterizando a relação entre as demandas do transporte por aplicativo e do transporte público: uma análise exploratória em Fortaleza
Título em inglês: Characterizing the relationship between transport demands by app and public transportation: an exploratory analysis in Fortaleza
Autor(es): Silva, Ivana Maria Feitosa
Orientador: Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Palavras-chave em português: Transporte por Aplicativo;Transporte Público;Demanda;Pesquisa domiciliar;Mobilidade
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Ivana Maria Feitosa. Caracterizando a relação entre as demandas do transporte por aplicativo e do transporte público: uma análise exploratória em Fortaleza. 2022. 69 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A popularização do transporte por aplicativo, em diversas cidades por todo o mundo, tem gerado um impacto imediato no sistema de transportes. Neste contexto, considerando o cenário atual de queda expressiva na demanda por transporte coletivo por ônibus, este estudo buscou caracterizar a demanda por transporte por aplicativo e compreender a relação deste com o transporte público. Os dados utilizados foram da pesquisa OD da Região Metropolitana de Fortaleza como forma de auxiliar no entendimento sobre essa nova demanda por transporte por aplicativo em Fortaleza. O método está dividido em três macro etapas: análise descritiva dos usuários, em que se estudaram variáveis relacionadas aos usuários como renda, idade, grau de instrução, dentre outras, com intuito de avançar na compreensão de por quem é composta a demanda por transporte por aplicativo; análise descritiva das viagens, na tentativa de caracterizar as viagens realizadas de transporte por aplicativo no âmbito do motivo, distância e horário das viagens; e análise descritiva espacial realizada por meio de comparativos entre o comportamento espacial das viagens pelos dois modos em diferentes períodos do dia na cidade em estudo e pela análise potencial de acesso a oportunidades de emprego em toda região de Fortaleza pelo transporte por ônibus e aplicativo usando dados de GTFS com intuito de compreender a relação entre os dois modos. Como resultados, verificou-se que os usuários de transporte por aplicativo são em sua maioria jovens, entre 20 e 39 anos, pertencentes ao gênero feminino, residentes nas áreas nobres da cidade com renda e grau de instrução elevados. Na caracterização das viagens foi possível perceber que o principal motivo de uso foi trabalho, que as distâncias são geralmente de 0 a 4km, e que ocorrem majoritariamente durante a manhã. Na análise espacial notou-se que à noite o uso do transporte público por ônibus é reduzido enquanto o uso de transporte por aplicativo é bem distribuído por todas as zonas. Além disso, verificou-se que o transporte por aplicativo permite uma elevada acessibilidade aos usuários, havendo altas diferenças de acesso a oportunidades pelos dois modos nas regiões periféricas da cidade, onde o transporte público por ônibus pode não atender bem a população, e baixas diferenças de acesso a oportunidades pelos dois modos nas regiões centrais e leste da cidade, onde se localizam as áreas nobres e os polos atrativos. A hipótese encontrada é que pode ocorrer uma relação entre os dois modos de transporte, podendo ser competição ou complementariedade variando conforme as regiões da cidade
Abstract: The emerging growth of the new travel service, ridesourcing, in several cities around the world has generated an immediate impact on the transportation system, i.e., changed the way people travel and motivated studies in this regard. In this context, considering the current scenario in large cities, in the last years, of declining of public transportation demand, ridesourcing may be one of the factors contributing to this scenario. This research proposes to use data from the 2019 Household Travel Survey of the Metropolitan Region of Fortaleza, provided by the Municipality of Fortaleza, as a way to help understand this new demand of ridesourcing in Fortaleza and its relationship to the transit demand. The method is divided into three macro stages: firstly, aiming to understand how the demand for ridesourcing is composed, a descriptive analysis of the ridesourcing users was performed, in which the users’ profiles were characterized based on income, location of residence, age, education level and gender; secondly, in an attempt to characterize the trips made by ridesourcing, a descriptive analysis of the trips was performed, looking into the purpose, distance and time of the trips; and finally, in order to explore whether the ridesourcing system complements or competes with the public bus syestem, an exploratory spatial analysis was performed by comparinge the spatial travel behavior and the job accessibility of the ridesourcing mode with the bus mode, at different periods of day. As a result, it was found that users of ridesourcing are mostly young, between 20 and 39 years old, belonging to the female gender, residing in privileged areas of the city, with high income and education level. As for the trips, their main purposes seems to be for work, their distances usually lies within 0 to 4km, and they usually occur during the morning period. The spatial analysis showed that during the night period the bus ridership is reduced, while the use of ridesourcing is well distributed throughout the zones. Furthermore, it was found that ridesourcing allows a higher accessibility for users when compared to the public bus mode, and it probably competes with the bus mode in the central area of the city and complements it in some peripherical zones.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75246
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0733598657567157
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7671802407202251
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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