Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol
Autor(es): Costa, Elzimar Goettenauer de Marins
Palavras-chave: Leitura em língua estrangeira;Gêneros discursivos;Tipos de leitura;Compreensão leitora
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Contribuições para uma didática da leitura nas aulas de espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 32-49, jul./nov. 2013.
Resumo: O texto na sala de aula pode ser usado com, pelo menos, três finalidades diferentes: como instrumento para ensinar/aprender a língua, como ponto de partida para a discussão de um tema ou como objeto de leitura em função de uma habilidade a ser desenvolvida. Essas alternativas não se excluem, podemos explorar um texto contemplando as três finalidades mencionadas. Neste artigo, no entanto, focalizo o trabalho com o texto na aula de espanhol com o propósito de desenvolver a habilidade de compreensão leitora, o que pressupõe a elaboração de um projeto de leitura: seleção de gêneros discursivos, formulação de objetivos de acordo com os gêneros escolhidos e definição de como os textos serão lidos em função dos objetivos. Esses fatores, por sua vez, devem estar articulados com as concepções de leitura.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53998
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_egmcosta.pdf342,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.