Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52737
Title in Portuguese: Primeiras aproximações entre pedagogia jesuítica e perspectiva comparada: a ratio studiorum como foco e guia
Author: Lira Filho, Orlando de Souza
Cavalcante, Maria Juraci Maia
Keywords: História Educacional
Ratio Studiorum
Companhia de Jesus
Issue Date: 2016
Publisher: UFC
Citation: LIRA FILHO, Orlando de Souza; CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. Primeiras aproximações entre pedagogia jesuítica e perspectiva comparada: a ratio studiorum como foco e guia. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-729- 735.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Abstract in Portuguese: Trata-se de uma pesquisa no campo da história educacional. Objetiva apresentar a importância da pesquisa comparada em consonância com o estudo da Companhia de Jesus, em específico procura iniciar uma apreciação da Ratio Studiorum, um manual que institucionaliza o funcionamento de cursos, a metodologia que o professor deverá aplicar em sala de aula, carga horária de conteúdos, dentre diversas medidas disciplinares que acabam por regulamentar a ação de todos os participes dos colégios jesuítas, com a finalidade de unificar o funcionamento e orientação pedagógica da rede de colégios jesuítas espalhados pelo mundo. Apresenta um recorte de investigação de mestrado, que está em andamento na Linha de História da Educação Comparada. Revela que a ação educativa dos Jesuítas integra uma ação missionaria secular e de cunho internacional.
URI: 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52737
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_oslirafilho.pdf145,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.