Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52737
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Primeiras aproximações entre pedagogia jesuítica e perspectiva comparada: a ratio studiorum como foco e guia |
Authors: | Lira Filho, Orlando de Souza Cavalcante, Maria Juraci Maia |
Keywords: | História Educacional;Ratio Studiorum;Companhia de Jesus |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFC |
Citation: | LIRA FILHO, Orlando de Souza; CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. Primeiras aproximações entre pedagogia jesuítica e perspectiva comparada: a ratio studiorum como foco e guia. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-729- 735.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Trata-se de uma pesquisa no campo da história educacional. Objetiva apresentar a importância da pesquisa comparada em consonância com o estudo da Companhia de Jesus, em específico procura iniciar uma apreciação da Ratio Studiorum, um manual que institucionaliza o funcionamento de cursos, a metodologia que o professor deverá aplicar em sala de aula, carga horária de conteúdos, dentre diversas medidas disciplinares que acabam por regulamentar a ação de todos os participes dos colégios jesuítas, com a finalidade de unificar o funcionamento e orientação pedagógica da rede de colégios jesuítas espalhados pelo mundo. Apresenta um recorte de investigação de mestrado, que está em andamento na Linha de História da Educação Comparada. Revela que a ação educativa dos Jesuítas integra uma ação missionaria secular e de cunho internacional. |
URI: | 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52737 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_oslirafilho.pdf | 145,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.