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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação em Profundidade e a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Ceará – Campus Camocim – no Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática.
Autor(es): Carvalho, Sabrina Lopes Silva de
Orientador: Moreira, Carlos Américo Leite Carlos Américo Leite
Palavras-chave: Assistência Estudantil;Teoria do Capital Humano;Avaliação em Profundidade
Data do documento: 2020
Citação: CARVALHO, Sabrina Lopes Silva de. Avaliação em Profundidade e a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Ceará – Campus Camocim – no Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática.2020.103f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Esta pesquisa trata da avaliação da Política de Assistência Estudantil (POLAE) do Instituto Federal do Ceará, Campus Camocim, no curso técnico subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, enquanto regulamentação institucional do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), sob a perspectiva da avaliação em profundidade (RODRIGUES, 2008). Avalia a forma como as definições do PNAES são consubstanciada na POLAE, considerando as concepções que norteiam a ambos, em articulação aos contextos de formulação nacional e local, situadas tanto pelo aspecto normativo quanto pelas percepções dos sujeitos envolvidos na implementação. O objetivo é avaliar as concepções de assistência estudantil que norteiam a implementação do PNAES no Instituto Federal do Ceará, Campus Camocim, e as implicações desse processo, na visão de estudantes, professores e técnicos-administrativos. A abordagem é qualitativa e os procedimentos adotados são: revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas. Discute-se sobre o contexto econômico, político e social propiciador da regulamentação do PNAES, articulando tal discussão à análise do conteúdo do Programa, ou seja, a base conceitual que lhe confere sustentação teórico-ideológica. O PNAES nasce a partir do processo de expansão do ensino superior e profissional em nível federal, como foco na equidade social entre os estudantes de graduação, com foco naqueles suscetíveis à evasão e retenção, perspectivas associadas a teoria do capital humano. No âmbito local, o Programa foi regulamentado a partir do protagonismo de um grupo de servidores, sendo incorporadas as definições das diretrizes nacionais, com adaptações visando atender as demandas institucionais. Prevalece na fala dos sujeitos a concepção de assistência estudantil como auxílio financeiro aos estudantes, devido à condição socioeconômica de vulnerabilidade. Constatou-se que as implicações da implementação da POLAE se referem ao objetivo de prevenir a evasão e retenção, tanto pela incipiente efetividade das ações, quanto devido aos fatores que fogem ao seu alcance, sobretudo devido à canalização de tal intento para o plano individual, em que os próprios estudantes são responsabilizados por tais resultados
Abstract: This research addresses the evaluation of the Student Assistance Policy (SAP) of the Federal Institute of Ceará campus Camocim in the subsequent technical course in Maintenance and Support in Informatics, while institutional regulation of the National Student Assistance Program (NSAP), from the perspective of evaluation in depth (RODRIGUES, 2008). It assesses how the definitions of the NSAP are embodied in SAP, considering the concepts that guide both, in articulation with the contexts of national and local formulation, situated both by the normative aspect and by the perceptions of the subjects involved in the implementation. The objective is to evaluate the concepts of student assistance that guide the implementation of SAP at the Federal Institute of Ceará Campus Camocim and the implications of this process, in the view of students, teachers and administrative technicians. The approach is qualitative and the procedures adopted are: literature review, document analysis and interviews. The economic, political and social context that promotes SAP regulation is discussed, articulating this discussion with the analysis of the Program's content, that is, the conceptual basis that gives it theoretical and ideological support. SNAP was born from the expansion process of higher and professional education at the federal level, with a focus on social equity among undergraduate students, with a focus on those susceptible to dropout and retention, perspectives associated with the theory of human capital. At the local level, the Program was regulated based on the role of a group, incorporating the definitions of the national guidelines, with adaptations to meet institutional demands. In the speech of the subjects, the conception of student assistance as financial aid to students prevails, due to the socioeconomic condition of vulnerability. It was found that the implications of the implementation of SAP refer to the objective of preventing evasion and retention, both due to the incipient effectiveness of the actions, and due to factors beyond their reach, mainly due to the channeling of such intent to the individual plan, where students themselves are held responsible for such results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51164
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