Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
Autor(es): Soares, Raianny Lima
Borges Neto, Hermínio
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Palavras-chave: Didática;Ensino - Metodologia;Educação à Distância
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Em Rede
Citação: SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede - Revista de Educação a distância, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 97-108, 2016.
Resumo: Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47769
ISSN: 2359-6082
Aparece nas coleções:LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_rlsoares.pdf182,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.