Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4744
Title in Portuguese: Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008,2009 e 2010
Title: Evaluation of the results of the 3rd year of high school math in Ceará and its impact on teachers' pedagogical practice: a descriptive study from the tests in the years 2008, 2009 and 2010 SPAECE
Author: Hippolyto, Luzia de Queiroz
Advisor(s): Lima, Isaías Batista de
Keywords: Ensino médio - Avaliação
Avaliação educacional
Matemática
Issue Date: 2013
Citation: HIPPOLYTO, Luzia de Queiroz. Avaliação dos resultados do 3º ano do ensino médio em matemática no Ceará e sua repercussão na prática pedagógica dos professores: um estudo descritivo a partir dos testes do SPAECE nos anos 2008, 2009 e 2010. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho analisa os resultados dos testes do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), no que concerne à média de participação e proficiência dos alunos da 3ª série do ensino médio, na disciplina de Matemática, nos anos de 2008, 2009 e 2010 e à repercussão na prática pedagógica do professor. Participaram desta pesquisa sete escolas da rede estadual de ensino do estado do Ceará, localizadas em Fortaleza, com maiores e menores resultados de média de proficiência. O método utilizado foi o dedutivo, em que se descreveram e se analisaram esses dados. Fez-se uso de pesquisa bibliográfica e documental, como também da aplicação de um questionário para entender quais são as principais diferenças entre essas escolas, especialmente, no que diz respeito à prática docente em relação ao uso dos resultados do teste, observando, por exemplo, como as escolas se comportam mediante os elevados percentuais de erros em alguns descritores da matriz de referência de Matemática. Verificou-se que as escolas com melhores médias de proficiência conhecem esses resultados e fazem uso deles em vários momentos do processo de ensino, ao passo que as escolas com menores médias de proficiência conhecem parcialmente os resultados e não os utilizam devidamente.
Abstract: This paper analyzes the results of testing the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE), regarding the average participation and proficiency of students in the 3rd grade of high school, in Mathematics, in the years 2008, 2009 and 2010 and the impact on teaching practice teacher. Seven schools participated in this survey of state schools in the state of Ceará, located in Fortaleza, with higher and lower average results of proficiency. The method used was deductive in those described and analyzed data. Made use of bibliographic and documentary research, as well as the application of a questionnaire to understand what are the main differences between these schools, especially with regard to the teaching practice regarding the use of the test results, noting, for example such as schools behave by the high error rates in some of the descriptors reference matrix math. It was found that schools with better proficiency averages know those results and make use of them at various times of the teaching process, while schools with lower average proficiency partially know the results and do not use them properly.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4744
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_dis_lqhippolyto.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.