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Tipo: Artigo de Evento
Título: Perspectiva da avaliação educacional ao longo da história – dos testes ao modelo construtivista
Autor(es): Gomes, Luciana Kellen de Souza
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Florencio, Lourdes Rafaella Santos
Palavras-chave: Perspectivas históricas;Avaliação históricas;Estudos ao longo da vida
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: EdUECE
Citação: GOMES, Luciana Kellen de Souza; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima, FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos. Perspectiva da avaliação educacional ao longo da história – dos testes ao modelo construtivista. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 265-275. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumo: A avaliação é uma área do conhecimento que sofreu profundas mudanças conceituais e funcionais ao longo do século XX, mudanças essas que para efeito de análise das diversas abordagens da avaliação no contexto histórico, Escudero divide em seis períodos históricos as diferentes perspectivas que a avaliação assumiu ao longo da história: a) período da reforma (1800-1900), b) a eficiência de tempo e "testar" (1900-1930), c) era de Tyler (1930-1945), d) idade da inocência (1946-1956), e) era de expansão (1957-1972) e f) da era profissional (desde 1973), que refere-se a situação atual. Gil (1992), afirma que no século XVIII, o aumento da demanda e do acesso à educação, sublinha a necessidade de verificar os méritos individuais e das instituições educacionais, quando são desenvolvidas e introduzidas regras sobre a utilização de provas escritas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41455
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