Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41455
Title in Portuguese: Perspectiva da avaliação educacional ao longo da história – dos testes ao modelo construtivista
Author: Gomes, Luciana Kellen de Souza
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Florencio, Lourdes Rafaella Santos
Keywords: Perspectivas históricas
Avaliação históricas
Estudos ao longo da vida
Issue Date: 2015
Publisher: EdUECE
Citation: GOMES, Luciana Kellen de Souza; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima, FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos. Perspectiva da avaliação educacional ao longo da história – dos testes ao modelo construtivista. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 265-275. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Abstract in Portuguese: A avaliação é uma área do conhecimento que sofreu profundas mudanças conceituais e funcionais ao longo do século XX, mudanças essas que para efeito de análise das diversas abordagens da avaliação no contexto histórico, Escudero divide em seis períodos históricos as diferentes perspectivas que a avaliação assumiu ao longo da história: a) período da reforma (1800-1900), b) a eficiência de tempo e "testar" (1900-1930), c) era de Tyler (1930-1945), d) idade da inocência (1946-1956), e) era de expansão (1957-1972) e f) da era profissional (desde 1973), que refere-se a situação atual. Gil (1992), afirma que no século XVIII, o aumento da demanda e do acesso à educação, sublinha a necessidade de verificar os méritos individuais e das instituições educacionais, quando são desenvolvidas e introduzidas regras sobre a utilização de provas escritas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41455
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_lksgomes.pdf13,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.