Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39842
Tipo: Artigo de Evento
Título: Investigações sobre o ensinar e o aprender: caminhos para a decisão sobre o processo avaliativo
Autor(es): Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Leite, Raimundo Hélio
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Instrumento de ensino;Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2008
Citação: RIBEIRO, Ana Paula de Medeiros; LEITE, Raimundo Hélio. Investigações sobre o ensinar e o aprender: caminhos para a decisão sobre o processo avaliativo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 731-746.
Resumo: A escolha pela concepção de avaliação, bem como de seus instrumentos, necessita estar ancorada no conhecimento da realidade envolvida. Isso pressupõe o conhecer sobre os modos de ensinar e aprender dos protagonistas do processo ensino-aprendizagem: professores e alunos. Parlett e Hamilton (1972 apud SOUSA, 1997) defendem a prática de uma “avaliação iluminativa” como uma alternativa ao modelo clássico de avaliar (Tyler, 1949). Nesta perspectiva, a prática da avaliação leva em conta o processo educativo como um todo. A metáfora da luz, presente no termo, aponta para a necessidade de se ter uma visão mais clara da realidade e do contexto, de modo a permitir a melhor compreensão da complexidade das situações.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39842
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_apmribeiro.pdf882,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.