Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38112
Title in Portuguese: A relação entre brincar e o desenvolvimento cognitivo da criança
Author: Nogueira, Terciana Lima
Advisor(s): Silva, Fábíola Oliveira Xavier da
Keywords: Brincar
Desenvolvimento Cognitivo
Brincadeiras
Issue Date: 2008
Citation: NOGUEIRA, Terciana Lima. A relação entre brincar e o desenvolvimento cognitivo da criança. 2008. 38f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Avaliação Psicológica, Fortaleza (CE), 2008.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho é um estudo bibliográfico que tem como objetivo enfatizar a importância da brincadeira no desenvolvimento cognitivo. A partir do momento em que a criança, deixa de ser vista como adulto em miniatura e é assim, estabelecido um universo infantil. Teóricos como Bock, Piaget, Vigotsky, dentre outros, contribuem esclarecendo os aspectos maturacionais e psicológicos do desenvolvimento infantil. A possibilidade de aprender com as de experiências adquiridas nas vivências e emoções oportunizadas pela brincadeira, é o pressuposto que direciona essa pesquisa. A partir da descrição das etapas do desenvolvimento cognitivo, ilustra várias descobertas das crianças nas brincadeiras presentes em cada faixa etária, seja na rua, na escola bem como no universo familliar. O lúdico dessa forma, também pode ser entendido como recurso de aprendizagem na vida da criança. Finaliza com uma análise qualitativa da Escala de Inteligência Wechsler, instrumento utilizado para avaliar a capacidade intelectual de crianças entre 6 e 16 anos e 11 meses, descrevendo o que cada um dos doze subtestes avaliam em termos de função cognitiva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38112
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EAP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_tcc_tlnogueira.pdf367,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.