Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28958
Title in Portuguese: Diálogos possíveis entre a Música Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza
Title: Possible dialogues between Popular Traditional Music and the University: a case study at the Music Degree Course of the Federal University of Ceará (UFC) - Fortaleza
Author: Ribeiro, Fabiana Brogliato
Advisor(s): Rogério, Pedro
Keywords: Ensino da música - práticas pedagógicas – Fortaleza – CE
Música popular – estudo e ensino
Gêneros musicais – estudo e ensino Licenciatura em Música – Currículo
Ecology of Knowledge
Musical Education
Issue Date: 2017
Citation: Ribeiro, F. B.; Rogério, P. (2017)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho volta-se para a abordagem que se dá acerca da Música Tradicional Popular na formação superior em Música, especificamente no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Tomando como base uma perspectiva etnomusicológica na Educação Musical, objetiva-se compreender qual a presença desse universo musical no currículo e na prática do curso. O referencial teórico principal da pesquisa baseia-se em Boaventura de Sousa Santos, com seus estudos acerca da Ecologia de Saberes, além de autores como Carlos Sandroni, Margarete Arroyo, Oswald Barroso e José Jorge de Carvalho. Como metodologia realizou-se um estudo de caso no Curso de Licenciatura em Música da UFC, onde foram entrevistados os professores responsáveis pelas disciplinas que apontam para o universo da Música Tradicional Popular em seu nome e/ou ementa, totalizando três professores. Além de seus relatos, com suas trajetórias e perspectivas, utilizaram-se os planos de curso, planos de aula, as ementas, bibliografias e os formulários de criação das disciplinas, além do Projeto Político Pedagógico do Curso como fonte de dados. Assim, as experiências desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Música da UFC revelam a necessidade de fortalecimento do eixo da Etnomusicologia como base fundamental para a ampliação da formação musical dos alunos – futuros professores –, a presença da percussão, quando praticada segundo a Cultura Popular, como porta de abertura para saberes populares na Academia; e a Ecologia de Saberes como princípio central para se repensar a Educação Musical acadêmica.
Abstract: Boaventura de Sousa Santos, with his studies about Ecology of Knowledge, as wellas authors such as Carlos Sandroni, Margarete Arroyo, Oswald Barroso and José Jorge de Carvalho. As a methodology, a case study was conducted at the UFC Music Degree Course, where the professors responsible for the disciplines that pointed to the Popular Traditional Music universe in their name and/or address were interviewed, totaling three teachers. In addition totheir reports, with their trajectories and perspectives, were used the course plans, lesson plans,the menus, bibliographies and forms of creation of the disciplines, besides the Course'sPolitical Pedagogical Project as a data source. Thus, the experiences developed in the UFC Music Degree Course reveal the need to strengthen the ethnomusicology axis as a fundamental basis for the expansion of the musical formation of the students- future teachers -, the presence of percussion, when practiced according to the Popular Culture, as a gateway to popular knowledge at the Academy; and the Ecology of Knowledge as a central principle for rethinking academic music education.
Description: RIBEIRO, Fabiana Brogliato. Diálogos possíveis entre a Música Tradicional Popular e a Universidade: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza. 2017. 103f. - Dissertação ( Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28958
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_dis_fbribeiro.pdf826,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.