Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28114
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Critério científico para distinguir a prescrição da decadência e para identificar as ações imprescritíveis
Autor(es): Amorim Filho, Agnelo
Palavras-chave: Prescrição;Decadência;Ações imprescritíveis;Distinção
Data do documento: 1958
Instituição/Editor/Publicador: Revista da Faculdade de Direito
Citação: AMORIM FILHO, Agnelo (1958)
Resumo: A questão referente à distinção entre prescrição e decadência continua a desafiar a argúcia dos juristas. As dúvidas são tantas, e vêm se acumulando de tal forma através dos séculos, que, ao lado de autores que acentuam a complexidade da matéria, outros, mais pessimistas, chegam até a negar a existência de qualquer diferença entre as duas principais espécies de prazos extintivos. É incontestável, porém, que as investigações doutrinárias já conseguiram chegar a uma conclusão: a de que os dois institutos se distinguem. Deste modo, falta apenas encontrar uma regra, um critério seguro com base científica para se fundamentar tal distinção, de modo a se tornar possível identificar, a priori, os prazos prescricionais e os decadenciais, o que sem duvida não constitui empreendimento fácil.
Descrição: AMORIM FILHO, Agnelo. Critério científico para distinguir a prescrição da decadência e para identificar as ações imprescritíveis. Revista da Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, v.12, 2ª fase, 1958, p. 301-351.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28114
ISSN: 23172940
Aparece nas coleções:FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1960_art_aamorimfilho.pdf7,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.