Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26351
Title in Portuguese: Modelos de negócio em tempos de convergência jornalística: um estudo de caso de Nova Cosmopolitan
Author: Gomes, Carolina de Oliveira
Advisor(s): Costa, Rafael Rodrigues da
Keywords: Jornalismo pós-industrial
Revistas
Modelo de negócio jornalístico
Convergência midiática
Issue Date: 2016
Citation: Gomes, C. O.; Costa, R. R. (2016)
Abstract in Portuguese: Nossa pesquisa investigou como o modelo de negócio tradicional do jornalismo está sendo afetado pela convergência midiática, a partir do caso da revista Nova Cosmopolitan. Para isso, avaliamos como a revista tem se reposicionado no mercado editorial jornalístico para se adequar às mudanças sofridas pelo meio. A escolha de Nova Cosmopolitan como objeto de análise se justifica pelo fato de a revista, após mais de 40 anos no mercado, ter transformado sua marca e a proposta editorial que mantinha, para assumir uma identidade internacional. Do ponto de vista teórico, discutimos o conceito de jornalismo pós-industrial, fazendo uma revisão de autores que discutem a influência da convergência midiática na contemporaneidade, como Jenkins (2009), Salaverría e Negredo (2008), Fígaro (2013) e Anderson, Bell e Shirky (2013). Em seguida, fizemos uma revisão teórica sobre o que é jornalismo de revista e suas características, a partir de reflexões de autores, como Ali (2009) e Scalzo (2009). Por meio de dados coletados em documentos, entrevista guiada, entrevistas fechadas e observação direta foi possível coletar evidências de que estratégias a Editora Abril está tomando. Investigamos também o ethos construído pela revista e de que forma ele se relaciona com os leitores, e a partir disso identificamos para que modelo de leitor a revista se refere. Ao final, apresentamos como a revista Cosmopolitan está se readequando ao mercado jornalístico e que ações estratégicas identificamos, para que ela gere retornos financeiros para a Editora Abril e conquiste leitores.
Description: GOMES, Carolina de Oliveira. Modelos de negócio em tempos de convergência jornalística: um estudo de caso de Nova Cosmopolitan. 2016. 199f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26351
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:JORNALISMO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_cdogomes.pdf15,74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.