Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26351
Tipo: TCC
Título : Modelos de negócio em tempos de convergência jornalística: um estudo de caso de Nova Cosmopolitan
Autor : Gomes, Carolina de Oliveira
Tutor: Costa, Rafael Rodrigues da
Palabras clave : Jornalismo pós-industrial;Revistas;Modelo de negócio jornalístico;Convergência midiática
Fecha de publicación : 2016
Citación : Gomes, C. O.; Costa, R. R. (2016)
Resumen en portugués brasileño: Nossa pesquisa investigou como o modelo de negócio tradicional do jornalismo está sendo afetado pela convergência midiática, a partir do caso da revista Nova Cosmopolitan. Para isso, avaliamos como a revista tem se reposicionado no mercado editorial jornalístico para se adequar às mudanças sofridas pelo meio. A escolha de Nova Cosmopolitan como objeto de análise se justifica pelo fato de a revista, após mais de 40 anos no mercado, ter transformado sua marca e a proposta editorial que mantinha, para assumir uma identidade internacional. Do ponto de vista teórico, discutimos o conceito de jornalismo pós-industrial, fazendo uma revisão de autores que discutem a influência da convergência midiática na contemporaneidade, como Jenkins (2009), Salaverría e Negredo (2008), Fígaro (2013) e Anderson, Bell e Shirky (2013). Em seguida, fizemos uma revisão teórica sobre o que é jornalismo de revista e suas características, a partir de reflexões de autores, como Ali (2009) e Scalzo (2009). Por meio de dados coletados em documentos, entrevista guiada, entrevistas fechadas e observação direta foi possível coletar evidências de que estratégias a Editora Abril está tomando. Investigamos também o ethos construído pela revista e de que forma ele se relaciona com os leitores, e a partir disso identificamos para que modelo de leitor a revista se refere. Ao final, apresentamos como a revista Cosmopolitan está se readequando ao mercado jornalístico e que ações estratégicas identificamos, para que ela gere retornos financeiros para a Editora Abril e conquiste leitores.
Descripción : GOMES, Carolina de Oliveira. Modelos de negócio em tempos de convergência jornalística: um estudo de caso de Nova Cosmopolitan. 2016. 199f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2016.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26351
Aparece en las colecciones: JORNALISMO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_tcc_cdogomes.pdf15,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.