Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/23279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAragão, Maria Erivalda Farias de-
dc.contributor.authorLima, Maria Rosilene Ceciano-
dc.date.accessioned2017-06-14T11:06:40Z-
dc.date.available2017-06-14T11:06:40Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.citationLIMA, M. R. C. A Horta hidropônica como possibilidade do ensino das ciências: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental do município de Horizonte - Ceará. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciência, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23279-
dc.description.abstractThis dissertation is an analysis of a hydroponic garden project in a primary school in the municipality of Horizonte - Ceará, as an instrument facilitating the teaching of the science discipline, as well as presenting the degree of interdisciplinary capacity - interaction and integration of the Content science content of other disciplines, identify skills and abilities that can be acquired by students and teachers through the use of this vegetable cultivation project in the school environment. To do so, we used a field study characterized as a case study, where science teachers and students participating in the vegetable garden project of a municipal school of primary education in the municipality of Horizonte - Ceará were selected, which answered a specific questionnaire , Whose data were tabulated, exposed, analyzed and discussed, reaching a conclusive result. The techniques used for the data collection were the interview and questionnaires for the teaching staff and students of said school. Statistical techniques and theoretical basis were used as a basis. The objective of this study was to analyze the efficiency of hydroponics as a maximizing tool for learning in biological sciences, as well as facilitating the student's ethical-cultural training. The hydroponic garden was used as a didactic activity in the science discipline in order to verify its viability as a facilitator and aggregator of knowledge. It is concluded that the use of the hydroponic garden is an excellent tool to facilitate the learning of the sciences, as well as an interdisciplinary instrument.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectHidroponiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleA Horta hidropônica como possibilidade do ensino das ciências: um estudo de caso numa escola de ensino fundamental do município de Horizonte - Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho de dissertação é uma análise de um projeto de horta hidropônica em uma escola de ensino fundamental no município de Horizonte – Ceará, como instrumento facilitador do ensino da disciplina de ciências, bem como apresentar o grau de capacidade de interdisciplinaridade – interação e integração do conteúdo de ciência com o conteúdo de outras disciplinas, identificar as competências e habilidades que podem ser adquiridas pelos alunos e professores com o uso deste projeto de cultivo de vegetais no ambiente escolar. Para isso se utilizou de uma pesquisa de campo caracterizada como um estudo de caso, onde se escolheu os professores de ciências e alunos participantes do projeto de horta de uma escola municipal de ensino fundamental do município de Horizonte – Ceará, os quais responderam um questionário específico, cujos dados foram tabulados, expostos, analisados e discutidos, chegando a um resultado conclusivo. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a entrevista e questionários para os corpos docente e discentes da referida escola. Para fundamentar utilizou-se das técnicas estatísticas e base teórica. O presente trabalho teve como objetivo a analisar da eficiência da hidroponia como instrumento maximizador de aprendizagem no ensino das ciências biológicas, bem como facilitador na formação ético-cultural do aluno. A horta hidropônica foi utilizada como atividade didática na disciplina de ciências no intuito de se verificar sua viabilidade como ferramenta facilitadora e agregadora de conhecimento. Conclui-se que a utilização da horta hidropônica é uma ótima ferramenta de facilitação da aprendizagem das ciências, bem como um instrumento interdisciplinar.pt_BR
dc.title.enThe hydroponic garden as a possibility of science education: a case study at a primary school in the municipality of Horizonte - Cearápt_BR
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_dis_mrclima.pdfDissertação Maria Rosilene Ceciano Lima3,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.